Esta reportagem está dividida em duas partes; leia também:
Especialistas dão dicas sobre como ensinar o bebê a dormir
Especialistas dão dicas sobre como ensinar o bebê a dormir
Como os bebês deveriam dormir?
Nos livros da trilogia Encantadora de bebês, ensinamos a rotina Easy: em que o bebê come, faz uma pequena atividade, dorme e permite à mãe um tempo para ela. Não é uma agenda, e sim uma rotina previsível e flexível. Com os recém-nascidos essa atividade é algo simples e breve, como olhar pela janela ou observar o rosto da mãe por cinco ou 10 minutos. À medida que ele cresce, essa atividade muda e pode ocupar de uma a duas horas. Essa inserção da atividade entre comer e dormir garante que o bebê não se acostume a adormecer no peito da mãe ou com a mamadeira ainda na boca. Também é importante agir ao primeiro sinal de sonolência, como um bocejo, porque eles podem ajudar o bebê a relaxar. Nessa hora, deve começar o ritual Four-S: prepare o cenário, escurecendo o quarto e acalmando o bebê; envolva a criança em uma manta; sente-se em uma cadeira confortável e, enquanto balança suavemente o bebê, sussurre “shh shh shh” ao seu ouvido e dê leves tapinhas nas costas. Sempre o coloque no berço enquanto ainda está acordado. A ideia é fazê-lo adormecer por conta própria.
O que os pais podem fazer para promover o sono adequado?
O segredo é promover os bons hábitos de sono imediatamente e ficar atento ao accidental parenting. Ele acontece quando, em vez de deixar o bebê se acalmar sozinho, os pais o pegam no colo, ninam e, às vezes, até saem para uma volta, criando um hábito ruim. O neném não pode se sentir um fardo, com o qual se tem que andar até ele dormir. Até porque, com alguns meses, e quilos a mais, os pais não vão conseguir fazer isso várias vezes ao dia. Pior, os pais que agem assim podem, acidentalmente, ensinar o bebê que, para dormir, ele precisa da ajuda de um adulto. O bebê não pode depender desses recursos para adormecer e os pais terão que lidar com o mau hábito que eles mesmo promoveram.
Que outros rituais podem ajudá-los a dormir melhor?
Minha dica geral é: seja paciente e realista. Recém-nascidos dormem duas, no máximo três horas seguidas no começo e nunca dormem por toda a noite. Como os adultos, eles entram em um sono mais leve em 45 minutos, que pode acordá-los. A diferença é que os adultos conseguem voltar a dormir sozinhos, e o bebê não. Contudo, se os pais mantêm uma boa rotina e são insistentes em ensiná-lo a dormir por conta própria, o bebê pode aprender. E não adianta, vão existir momentos bons e ruins nesse processo. O importante é, sempre, voltar para a rotina e ser consistente nesses rituais de dormir. Antes que você perceba, seu bebê estará pedindo as chaves do seu carro.