Embora a causa seja nobre, a campanha divide as opiniões na internet, onde viralizou. Enquanto algumas pessoas garantem que parte das celebridades ignora a causa e busca a autopromoção, outras defendem a doação para a instituição no lugar do ‘desperdício de água’. Segundo a diretora da Associação Pró-Cura da ELA e criadora da campanha no Brasil, Andreza Diaferia Kulmann, embora apenas 20% das 70 celebridades brasileiras que postaram o vídeo tenham doado, o legado é a notoriedade que a doença ganhou em pouco tempo. “A maior vitória foi a divulgação da doença”, garante. “Saímos do zero e conseguimos dar voz a mais de 15 mil pacientes que não falam mais”, reforçou.
De Valesca Popozuda ao ex-presidente dos Estados Unidos George W.
Para o consultor em marketing digital Henrique Costa, a presença de celebridades teve como importância aumentar a visibilidade da campanha e contribuir para a viralização. Entre os pontos fortes, que popularizam o desafio, ele destaca o fato de essa ser uma “prova social”. A campanha também ganha força por utilizar outros fenômenos da rede social. “A pessoa acaba se expondo como nas selfies. Temos a pressão que é colocada nos amigos e a possibilidade de usar a criatividade nos vídeos”, argumenta.
Costa justifica o sucesso da campanha pelo formato simples e engajador. “As pessoas não querem mais ouvir uma empresa ou entidade falar, elas querem se apropriar da mensagem. Se você permite que as pessoas se envolvam, a mensagem ganha mais força e poder e foi isso que aconteceu com o desafio do balde do gelo”, explica.
Nos últimos dias, o desafio do balde de gelo foi além das celebridades conhecidas do público e acabou destacando pessoas anônimas, que logo ficaram conhecidas pelas experiências que não deram certo. Também fez sucesso a participação de George W. Bush, que, além tomar um banho de água fria promovido por sua esposa Laura, desafiou o seu “amigo” e ex-presidente Bill Clinton. Entre as pessoas que o desafiaram, sua filha Jenna Bush Hager, o jogador de golfe Rory McIlroy e o proprietário do New York Jets Woody Johnson.
Independentemente de quem participa da campanha, a diretora da Associação Pró-Cura da ELA e criadora do desafio alerta para a necessidade de as doações continuarem mesmo depois de a viralização terminar e garante que não precisa ser famoso para participar. Além de contribuir para a manutenção da ELA, que é degenerativa e paralisa os músculos do corpo sem atingir as funções cerebrais, outra missão da campanha é empregar os recursos doados no financiamento de pesquisas para descobrir a cura da doença, que evolui rapidamente. Se você se identificou e quer saber mais sobre como doar, acesse o site da associação (www.procuradaela.org.br).
enquanto isso...
… Pioneiro morre afogado
Alguns famosos que aderiram à campanha
» No Brasil
Gisele Bündchen
Galvão Bueno
Neymar
Ivete Sangalo
Regina Casé
Paulo Maluf
Ana Maria Braga
Kaká
David Luiz
Angélica
Fátima Bernardes
Palmirinha
» No exterior
Bill Gates
Mark Zuckenberg
George W. Bush
Lady Gaga
Jennifer Lopez
Ashton Kutcher
Cristiano Ronaldo
Taylor Swift
Charlie Sheen
. » No Brasil
Gisele Bündchen
Galvão Bueno
Neymar
Ivete Sangalo
Regina Casé
Paulo Maluf
Ana Maria Braga
Kaká
David Luiz
Angélica
Fátima Bernardes
Palmirinha
» No exterior
Bill Gates
Mark Zuckenberg
George W.
Lady Gaga
Jennifer Lopez
Ashton Kutcher
Cristiano Ronaldo
Taylor Swift
Charlie Sheen