O diretor clínico da Ortodontic Center, Edmilson Pelarigo Antônio, lembra, no entanto, que antes de se submeter ao clareamento é necessário que o paciente passe por uma análise com um profissional e faça um exame completo da boca para observar se há algum problema que impeça o tratamento, como cáries e gengivites. A seguir, o especialista esclarece as principais dúvidas dos pacientes.
» Como funciona o clareamento?
O gel formulado com peróxido de hidrogênio ou carbamida, em diferentes concentrações, libera oxigênio, que penetra por meio do esmalte dos dentes e reage quimicamente com as moléculas dos pigmentos, transformando-as em
moléculas menores para serem removidas. Tanto o esmalte quanto a dentina permanecem intactos. Portanto, não há enfraquecimento dos dentes.
saiba mais
-
Clarear os dentes exige acompanhamento profissional; esclareça dúvidas sobre o tratamento
-
Anvisa propõe restrições na comercialização de clareadores dentais
-
Especialistas chamam a atenção para o clareamento excessivo dos dentes
-
Entenda o perigo do clareamento dental caseiro
-
COLUNA: O exagero dos tratamentos estéticos nos dentes
-
Estudo mostra como homens e mulheres avaliam a própria condição bucal
-
Estudo da Unicamp alerta para os riscos do clareamento de dentes
-
Doenças periodontais afetam 15% da população mundial
-
Uso de escova de dente, pasta e fio dental é feito por 53% dos brasileiros
-
Cientistas buscam técnicas mais eficientes para o tratamento de cáries; solução brasileira reduz a dor em 70%
-
Ciência aposta na mudança da composição das pastas de dente contra cáries
-
Ministério libera mais de R$ 47 milhões para confecção de próteses dentárias
O clareamento dental pode ser feito no consultório, com gel de maior concentração e efeito mais rápido, ou em casa, seguindo a orientação de um profissional, com de gel 5% a 20% e moldeiras de silicone. A associação das técnicas é amplamente utilizada com duas a quatro sessões no consultório e a continuação do tratamento em casa, todas as noites, de 15 a 30 dias, dependendo da resposta do paciente.
» Por que os dentes ficam sensíveis?
A sensibilidade muitas vezes apresentada pelo paciente é justificada pela presença de trincas nas superfícies e exposição da raiz, e não por desgaste dos dentes provocado pelo gel. Alguns alimentos ácidos, como frutas cítricas, causam ainda mais sensibilidade.
» Existe alguma restrição durante o tratamento?
Não é recomendado ingerir pigmentos que causam manchas e alteram a cor dos dentes, incluindo café, chá, chimarrão, vinho tinto, refrigerante, molhos vermelhos, chocolate e alimentos ricos em corantes. O cigarro também deve ser evitado. Quanto maior o controle, maior a durabilidade do tratamento.
» O tratamento pode causar câncer?
Entre as maiores dúvidas e medos está a afirmação de que os peróxidos potencializam o surgimento de tumores. Na quantidade usada na área odontológica (abaixo de 35%) não há nenhum risco, apenas em concentrações superiores a 50%. Mesmo assim, seria necessário haver contato com tecidos moles ou mucosas, o que realmente não ocorre segundo as recomendações técnicas.
» Existe alguma contraindicação?
O clareamento é contraindicado para mulheres grávidas e lactantes. Não há relato de que o tratamento pode causar problema para o bebê, porém recomenda-se iniciá-lo com segurança.
O método também não é indicado para quem sofre de retrações gengivais, o que causa muita sensibilidade.