Saúde

Campanha de doação de sangue acontece no metrô de BH

Estoques de sangue estão abaixo do previsto em Minas e a ideia é mobilizar os mais de 230 mil usuários de trens urbanos a praticarem o gesto de amor

Nos dias 14 e 15 de julho, a Fundação Hemominas em parceria com a CBTU Belo Horizonte desenvolvem uma ação de mobilização para estimular a doação de sangue. O objetivo é incentivar os mais de 230 mil usuários diários do metrô a comparecerem aos hemocentros da capital mineira. A campanha será realizada nos trens e na estação Vilarinho entre 9h e 11h. Além disso, a ideia é informar ainda que a cidade ganhou um novo posto de coleta de sangue dentro do Shopping Estação BH.


A iniciativa visa recompor os estoques que estão abaixo do previsto em Minas. Segundo a Fundação Hemominas, a chegada do inverno gera interferências e oscilações negativas. A baixa de doadores se deve à ocorrência de doenças sazonais, campanhas de vacinação que geram impedimento temporário às doações e aumento do frio, fazendo com que as pessoas saiam menos de casa;

No inverno as doações de sangue diminuem
Gesto de amor
Para ser doador de sangue é preciso ter idade entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, não ter doença de chagas, doenças sexualmente transmissíveis ou ter contraído hepatite após os dez anos de idade. Jovens entre 16 e 18 anos podem doar sangue mediante autorização dos pais.

No momento da doação, o voluntário não pode estar de jejum e é preciso levar um documento de identidade oficial com foto.

Em Belo Horizonte , as doações podem ser agendadas pelo número 0800 031 0101. Para outras informações sobre doação de sangue, em todo o Estado, basta ligar 155.