Uma pesquisa da Universidade de Yonsei, na Coreia do Sul, mostrou que secar ao ar livre pode causar muito mais danos do que um secador, desde que usado da forma certa. Eles usaram microscópios para analisar fios secos naturalmente e com a ajuda de secadores. O maior estrago na estrutura do cabelo foi encontrado naquele seco sem secadores. "O resultado era inesperado por nós porque o aumento de temperatura costuma causar mais deteriorações. Mas demorou cerca de duas horas para secar o cabelo em condições ambiente e percebemos que, em contato prolongado com água, o fio é prejudicado", conta no estudo. Para evitar danos causado pela temperatura alta do secador, o ideal é ligá-lo na temperatura média e mantê-lo distante dos fios cerca de 15cm.
Na contramão do que muitos acham ser elegante, porém, muitas mulheres têm adotado o visual cabelos molhados. Segundo o estudo coreano, isso estragaria os fios, por causa da umidade, e seria impossível de ser mantido durante uma festa inteira, por exemplo. Para contornar os obstáculos, as adeptas têm lançado mão de produtos que dão esse efeito brilhoso, como se o cabelo estivesse encharcado. O estilo já foi visto em diversas passarelas e tapetes vermelhos, dentro e fora do Brasil.
Também chamado 'efeito wet', a melhor forma de consegui-lo é com gel líquido. É só aplicá-lo nos cabelos ainda úmidos, secar um pouco, usando o difusor para não estragar a textura, e pentear como preferir. Ainda assim, não é tão prático quanto simplesmente sair de casa com o cabelo molhado. A quantidade de produto aplicado vai depender do estilo escolhido: espalhar por todo o fio traz aquele ar sexy de quem acabou de sair do banho, mas trabalhar o gel somente na raiz deixa a produção moderna.