Posso lavar as feridas?
A higienização com água e sabão é o primeiro passo para o tratamento de lesões acidentais, como cortes e ralados. Apenas as feridas crônicas não devem ser lavadas durante o banho, pois a água que fica em contato com a sujeira do corpo e resquícios da pele pode levar à contaminação.
Por que usar um curativo na ferida?
O curativo evita a contaminação e absorve a secreção. Produtos mais tecnológicos podem ter outras funções, como promover trocas gasosas e drenagem das secreções, rápida regeneração da pele, proporcionar alívio imediato da dor e manter a área da lesão úmida para proteger terminações nervosas.
Posso molhar o curativo?
Em feridas de fácil resolução, como cortes e escoriações simples, geralmente não há problema em molhar o curativo. O mais indicado, entretanto, é trocá-lo quando estiver molhado.
Qual é o melhor tipo de curativo?
Nas feridas mais simples, uma gaze pode servir de curativo. Para as mais complexas é necessário
consultar um profissional da área da saúde, que indicará o curativo mais adequado.
Como saber se a ferida está curada?
A ferida passa por três processos. Na fase inflamatória (quando surge a sensação de dor, calor e rubor), ocorre a migração de células de defesa para a ferida, que têm a função de realizar uma limpeza e controlar a contaminação. Depois, vem a fase de granulação, na qual forma-se o tecido base para a cicatrização. Por último ocorre o processo de maturação, em que a pele se reconstituirá.
Quais são os sintomas de uma ferida infeccionada?
Aumento da dor, calor e rubor ao redor. Pus e febre também indicam que algo não vai bem.
Feridas podem ser sinal de alguma doença?
Diversas doenças podem desencadear feridas na pele, como câncer de pele, diabetes e hanseníase.
A alimentação influencia na cicatrização?
Um organismo saudável e equilibrado se recupera mais rápido. Além disso, a proteína é a responsável pela reconstrução da pele e a vitamina C ajuda na formação de colágeno. Dependendo da ferida, pode ser necessário indicar suplementação alimentar.