A única recomendação é redobrar os cuidados na hora da compra, pois algumas substâncias podem ser altamente prejudiciais à saúde da mãe e do bebê.
Para ajudar as mulheres a escolher os ingredientes ideais para cada situação, a supervisora técnica da divisão de Health & Personal Care da Beraca, Aline Moreira de Souza, apresenta uma seleção de óleos, cremes e extratos naturais indicados para os problemas mais comuns durante o período de gestação.
Óleo de buriti: de coloração levemente avermelhada, rico em carotenoides e pró-vitamina A. Ele colabora na manutenção de uma pele mais elástica, além de promover ação antioxidante e anti-inflamatória. Indicado para peles sensíveis.
Óleo de castanha do Brasil: forma um filme no tecido cutâneo e reduz a natural perda de água do nosso organismo, que é acentuada durante a gravidez, mantendo a pele hidratada.
Óleo de amêndoas: um dos mais conhecidos pelas gestantes, tem alto poder de hidratação. Deixa a pele mais macia e resistente a agressões externas (frio, vento e baixa umidade).
Óleo de maracujá: como a gestação é um período em que as mulheres estão predispostas ao surgimento das acnes, ele hidrata a pele sem deixar sinais de oleosidade.
Manteiga de cupuaçu: promove hidratação duradoura, com alta capacidade de absorção de água. Permite a recuperação da elasticidade da pele, evitando o surgimento de estrias.
Óleo de semente de uva: rico em vitamina E, é um poderoso antioxidante. Além disso, contém ácido linoleico (ômega 6) e alfa-tocoferol, que auxiliam na regeneração da pele e na prevenção de estrias.
Óleo de rosa mosqueta: por ser rico em ácidos graxos essenciais, proporciona a regeneração dos tecidos e o crescimento celular.
Tamonol: obtido do fruto da tamanu, uma árvore polinésia extraordinária, tem efeito curativo, promove rica hidratação e tem o poder de prevenir as estrias.
Óleo de damasco: conhecido pelo poder anti-inflamatório e propriedades regenerativas, elimina as linhas finas e auxilia na restauração da elasticidade da pele.