A sul-africana Gerdi McKenna foi convidada, no último mês de fevereiro, para uma sessão de fotos com amigas e mulheres de sua família. Diagnosticada com câncer de mama em 2013 e já realizando as sessões de quimioterapia, o objetivo do encontro era celebrar a alegria de viver de Gerdi, com as pessoas mais queridas. Só que ela teve uma grande surpresa.
O vídeo mostra o making off da surpresa: antes do horário marcado para a sessão de fotos, mãe, irmã e amigas se reuniram em um salão para raspar a cabeça. O ato de solidariedade deixou a sul-africana sem fala. “Gerdi é uma pessoa incrível, isso é o mínimo que eu posso fazer. Se deixar a vida dela um pouco melhor, faço com prazer”, disse uma amiga. “Isso não é nada, diante do que ela está vivendo. Abro mão do meu orgulho”, disse outra, sem esconder o nervosismo.
Imagens fortes
Atos de solidariedade como este se somam a iniciativas como as de Beth Whaanga, que posou de topless mesmo depois de ter passado por uma mastectomia dupla. Fotografada por Nadia Masot, Beth explicou que o objetivo é “mostrar o corpo da mulher de forma que represente sua força e poder pessoal". A imagem foi divulgada pouco tempo depois da polêmica sobre a campanha online 'Nipnominate', que convida mulheres saudáveis a postarem fotos de sutiã ou com os seios à mostra, com a hashtag #bangerstocancer. Por meio dela, apreciadores das imagens poderiam doar para um projeto de prevenção e tratamento.
saiba mais
-
Símbolo de campanha polêmica, jovem morre em consequência do câncer de pâncreas
-
Sexo e câncer: uma convivência possível?
-
Com câncer raríssimo, jovem mineira encontra forças em campanha na internet e na amizade
-
Mães falam sobre o momento em que se anuncia o diagnóstico de câncer infantil
-
Mais de 95% dos pacientes com a doença da protagonista de 'A culpa é das estrelas' são curados
-
Informação ruim afeta tratamento do câncer, diz oncologista que lança livro com Drauzio Varella
-
Jovem com câncer que arrecadou milhões responde a doadores que se sentiram 'enganados'
-
Garoto com câncer terminal arrecada mais de R$11,4 milhões para instituição de caridade
-
Inveja: sentimento negativo pode prejudicar tanto o emissor quanto a pessoa que é alvo
Beth Whaanga afirmou: “minhas cicatrizes querem dizer que estou viva. O câncer de mama não é sexy e o corpo da mulher não deve ser apresentado apenas para agradar o outro”, conclui a corajosa enfermeira australiana, mãe de quatro filhos e criadora do projeto 'Under de the red dress' (Sob o vestido vermelho). Algumas horas depois de postar as fotos reveladoras, no início de fevereiro, mais de 100 amigos 'desfizeram a amizade' com Beth no Facebook, ou seja, nem todas as respostas foram positivas em relação à atitude. Não por acaso, nesta quarta-feira (12), Whaanga compartilhou o vídeo acima, emocionada com o ato de solidariedade das amigas de Gerdi McKenna.