de escolher a tatuagem, afinal, a variedade de modelos é infinita. Mas quem decide desenhar o corpo – ou pelo menos uma parte dele – não deve se preocupar apenas com cores e formas. Gabriel Ferreira e André Carbone, do Kauai Studio, em São Paulo, alertam que é preciso ter critério para escolher o tatuador e lembram da série de cuidados necessários para manter um desenho bonito na pele.
» Escolha um desenho que agrade você e reflita muito antes de tomar a decisão. Se tiver dúvida ou receio, não faça a tatuagem.
» Pense bem na parte do corpo que será tatuada. Mãos e pescoço costumam ser olhados com desconfiança em entrevista de emprego, por exemplo.
» Escolha um estúdio idôneo e de qualidade, que ofereça instrumentos esterilizados e boa aparelhagem.
» Escolha um tatuador responsável e conhecido. Busque referências com quem já fez tatuagens com o mesmo profissional e veja o portfólio de trabalhos dele.
» Nos dois dias após fazer a tatuagem, troque o plástico de duas em duas horas. Na troca, lave a tattoo com água corrente ou soro fisiológico, passe a pomada dermatológica e aplique um novo plástico.
» Use uma pomada dermatológica que estimule bem a cicatrização. Passe-a sempre que achar que a tatuagem está muito ressecada. O ideal é manter a tatuagem sempre umedecida com a pomada.
» Evite ingerir comidas gordurosas e frutos do mar, que podem dar uma reação alérgica.
» Não se exponha ao sol. O ideal é ficar longe de praia ou piscina durante 30 dias. Por isso, ao contrário da tendência, o melhor é fazer a tatuagem no outono ou no inverno.
» Resista à tentação e não retire a "casquinha" que se formará depois. Ela é o que mantém os pigmentos fixados à pele. Se você coçar ou mexer muito, até o desenho pode ser prejudicado.
» Use sempre protetor solar quando sair ao sol. Isso mantém o desenho e as cores fixadas. Sempre que possível, passe um hidratante por cima do desenho.