O verde não anda mesmo colorindo o prato dos brasileiros. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 90% da população não ingere a quantidade de frutas, verduras e legumes recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que são 400 gramas por dia.
A nutricionista Silvana Portugal aponta a correria como um dos culpados pelo sumiço da salada crua. “As pessoas não têm paciência e querem engolir a comida depressa. Folha tem que mastigar”, diz. As verduras são fonte de vitaminas e minerais essenciais para o nosso corpo, lembra a nutricionista Juliana Nakabayashi. “Ainda existe a crença de que folha é alimento para dieta, mas quem tem uma alimentação equilibrada vai render mais no trabalho e ter menos desejo por doce e fritura”, destaca. “A salada ajuda no processo de emagrecimento, é rica em fibras que promovem a regulação intestinal, dão mais saciedade e auxiliam no controle glicêmico e do colesterol. É um dos melhores remédios naturais que temos na alimentação”, acrescenta a nutricionista Fernanda Dias.
A proximidade do verão pode ser um bom incentivo para incluir as folhas no cardápio. Em dias de calor, é mais fácil ficar satisfeito comendo alimentos leves. Mas lembre-se: os bons hábitos devem ser mantidos o ano todo. Para ganhar saúde e bem-estar com as verduras, a orientação é consumir todos os dias um prato de sobremesa cheio de salada. “As pessoas têm o hábito de comer alface e consideram que isso basta. Dos folhosos, ela é a que tem menos benefícios. Quanto mais verde, melhor”, explica Juliana. É importante variar as folhas que serão ingeridas, pois não dá para obter todos os nutrientes com apenas um tipo de verdura. O prato deve conter, no mínimo, duas verde-escuro e uma verde-claro.
Acredite: dá para preparar uma refeição apetitosa com couve, mostarda, espinafre, repolho, chicória, rúcula, agrião, taioba, almeirão, brócolis, acelga… Vamos experimentar?
Leia a reportagem completa:
Folhas são aliadas fundamentais na prevenção de doenças
Quem busca alimentação saudável e quer emagrecer deve usar e abusar das folhas
Folhas são aliadas fundamentais na prevenção de doenças
Quem busca alimentação saudável e quer emagrecer deve usar e abusar das folhas