Saúde

Chef alerta para os cuidados com a alimentação do vegetariano e ensina receita diferente

Aprenda a fazer a torta de morango e chocolate de abacate. Sim, chocolate de abacate

Rafael Campos

Coordenadora culinária do Semente N’ativa, grupo que oferece oficinas e cursos de alimentação viva, Ana Paula Boquadi se tornou vegetariana aos 17, mas lembra que a decisão a princípio não trouxe os benefícios esperados. “O vegetariano acaba se afundando nos laticínios e nos derivados da soja. Percebi que minha saúde piorou no começo. Não é uma questão apenas de comer ou não comer carne, é preciso saber o que comer.” Segundo ela, ainda existe um paradigma muito centralizado na necessidade da proteína animal. “Para mim, o processo foi lento. Fui ouvindo o meu corpo, o que ele queria.” Aos 24 anos, Ana Paula tem uma filha de 1 ano e 7 meses, que mantém a mesma dieta da família.


Ana Paula diz que, quando apresenta seus pratos, evita dizer que tem origem vegana. “Não gosto de me rotular para evitar julgamentos antes de o prato ser provado.” Ela explica que sua visão do veganismo também passa pela permacultura. O método, que tem como objetivo planejar sistemas ambientalmente sustentáveis, também visa o cuidado consigo mesmo. “O primeiro ambiente que você cuida é o corpo. Daí você parte para cuidar do macro. E esse cuidado passa pela alimentação.”

Torta de morango e chocolate de abacate


Ingredientes da massa
1 xícara de nozes (ou outra castanha)
1 xícara de uva passa (ou outra fruta desidratada);
1 xícara de trigo sarraceno hidratado

Ingredientes do recheio
Chocolate de Abacate

1 abacate margarida maduro (2 xícaras de abacate amassado)
5 colheres de cacau em pó ou 3 colheres de sementes de cacau hidratadas
1/2 xícara de tâmaras hidratadas
1 xícara de água

Creme de leite vivo
1 xícara de polpa de coco fresca
1 colher de uva-passa branca hidratada
1/2 xícara de castanha de caju crua hidratada
Uma porção de morangos orgânicos partidos ao meio

Modo de fazer
Massa

Preaqueça o forno em temperatura baixa antes de começar a massa.

Coloque o trigo sarraceno, as uvas-passas e as nozes para hidratar, em recipientes separados, por 30 minutos. Enquanto isso, vá fazendo o recheio da torta.

Bata as uvas-passas no liquidificador com o mínimo de água possível, até formar uma consistência de geleia. Coloque as nozes no multiprocessador (ou liquidificador) e ligue por alguns segundos, ou até virar uma farinha. Escorra o excesso de água do trigo sarraceno em uma peneira e misture com a geleia de uva passa e com a farinha de nozes. Misture bem a massa até ficar homogênea. Estenda a massa em uma forma para torta com fundo removível, cobrindo toda a superfície e coloque para desidratar ao sol ou no desidratador. Caso não seja possível, preaqueça o forno à temperatura máxima, por 10 minutos, e desligue. Coloque a massa para desidratar no forno e deixe por cerca de 15 minutos. Repita o procedimento até a massa ficar ligeiramente seca

Recheio
Creme de leite vivo

Coloque a xícara de polpa de coco verde (aproximadamente a polpa de 1 ou 2 cocos verdes) no liquidificador. Adicione 1/2 xícara de castanha de caju crua e o mínimo de água possível, até adquirir a consistência de um creme.

Chocolate de abacate
Coloque no liquidificador o abacate margarida maduro amassado com as mãos, 5 colheres de cacau em pó, 1/2 xícara de tâmaras hidratadas e 1/2 xícara de água. Utilize um biosocador (cenoura) para criar a consistência ideal do chocolate, dispensando o excesso de água. É importante que o chocolate fique durinho para a torta ficar firme.

Montagem da torta
Despeje o chocolate de abacate por cima da massa desidratada, formando uma camada uniforme. Por cima do chocolate de abacate, forme uma camada de morangos cortados. Despeje o creme de leite vivo por cima, formando uma camada uniforme. Finalize a torta com uma camada de morangos cortados por cima. Use a criatividade para desenhar com os morangos. A massa não deve estar quente ao receber o recheio. Conserve em geladeira por algumas horas e sirva gelado.
Rendimento: uma torta

Tempo de preparo: 1 hora