Tire três minutinhos para assistir ao vídeo abaixo:
A beleza da moça que acompanhamos ao longo do dia desaparece no final da história?
A reflexão é o mote da campanha de uma organização não governamental que promove a valorização das meninas, adolescentes e mulheres e informa sobre o cenário de discriminação, principalmente entre as cadeirantes. O objetivo da 'Entre Rodas e Batom' é diminuir o desrespeito aos direitos da mulher e formar líderes, além de promover o debate sobre esse corpo diferenciado, que geralmente fica à margem do conceito de 'belo'.
Nenhum corpo é igual ao outro, mas por que algumas mulheres têm mais dificuldade em exercitar livremente sua beleza, sexualidade e autoestima? De acordo com Eliane Lemos, psicóloga especialista no atendimento da pessoa com deficiência e fundadora da Ong, o grande vilão da história é o padrão de beleza instituído. “Nossos corpos usam as mais diversas formas de expressão, certo? Então por que deveriam ser iguais no formato? Algumas coisas não fazem sentido!”, questiona. “Essa é uma reflexão que nos remete ao exagero da exigência de que todas precisam ter cinturinha de pilão, perninhas torneadas, cabelos lisos e longos, entre tantos outros indicadores. Meninas e adolescentes desenvolvem distúrbios alimentares. Tenho muitas amigas que, por mais que façam exercícios, as pernas não brotarão novamente. Isso é pra pensar no quanto nós alimentamos esse processo perverso”, provoca a fundadora.
Para manter as portas abertas e ampliar suas atividades, a ER&B aposta agora em crowdfunding. O objetivo principal é formalizar a situação jurídica e inscrição no CNPJ, o que pode viabilizar sua inscrição em editais públicos e privados, além de conseguir mais apoiadores e embaixadores da causa. Ficou interessado em ajudar? Acesse a página do 'Entre Rodas e Batom' no Catarse.
O trabalho - temporariamente suspenso pela falta de recursos - é feito a partir de oficinas, abertas a todos. Para mais informações, veja a página da Ong no Facebook.
Viver, amar, rir e deixar um legado
Para explicar sua história, Eliane lembra uma citação: “Stephen R. Covey afirmava que devemos 'live, love, laugh, leave a legacy', ou seja, viver, amar, rir e deixar um legado. Isso se encaixa tão bem para mim, porque escolhi viver intensamente, sou movida a amor e rio muito. Meu legado começa agora”, define a psicóloga.
No início de seu trabalho especializado, Eliane realizou a avaliação psicológica de atletas com deficiência visual. Acompanhando equipes de basquete sobre rodas e de natação adaptada, ela debruçou-se sobre o tema da inclusão da pessoa com deficiência. “Dignidade humana, trabalho, exclusão social, acessibilidade e desigualdade passaram a ser meu vocabulário constante. Encontrei a possibilidade de investir em novos talentos e pesquisar sobre a educação inclusiva”, conta.
Em 2001, em parceria com o professor Steven Dubner (fundador da Associação Desportiva para Deficientes - ADD), Eliane criou o primeiro time brasileiro de basquete sobre rodas para crianças e adolescentes, o 'Cesta de Três'. Outras equipes vieram e hoje o projeto existe em outro formato. “Muitas dessas crianças, hoje adultos, completaram a graduação e continuam se aperfeiçoando. Alguns se tornaram atletas da seleção brasileira. O que isso mostra? Que investir no presente utilizando-se do pensamento estratégico traz resultados”, comemora a psicóloga.
Depois de várias palestras, entrevistas, publicações, aulas, participação em eventos científicos e atividades sobre a pessoa com deficiência, nasceu a 'Entre Rodas&Batom'. Como ela mesma explica, o nome vem das rodas como símbolo de mobilidade e de sair do lugar comum; e evoca o batom como potencialização e valorização do feminino.
O vídeo da campanha foi realizado como trabalho acadêmico por alunos da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP)
Ficha técnica:
Direção: Paulo Chou
Conceito: Lilia Quinaud
Roteiro: Denis Mercaldi
Atriz: Natália Tonello
Edição: Paulo Chou / Lilia Quinaud
Produção: Alexandre Vaz / Bruno Abbate / Denis Mercaldi / Natália Tonello
Música: Edward Shape & The Magnetic Zeros - Man on Fire
Agradecimentos:
Studio Ninja (Equipamentos)
Roda Viva (Equipamentos)
Empório Dona Julia (Locação)
Andrea França (Locação)
A beleza da moça que acompanhamos ao longo do dia desaparece no final da história?
A reflexão é o mote da campanha de uma organização não governamental que promove a valorização das meninas, adolescentes e mulheres e informa sobre o cenário de discriminação, principalmente entre as cadeirantes. O objetivo da 'Entre Rodas e Batom' é diminuir o desrespeito aos direitos da mulher e formar líderes, além de promover o debate sobre esse corpo diferenciado, que geralmente fica à margem do conceito de 'belo'.
saiba mais
-
Malhadetes estão no topo do padrão de beleza
-
Moda das hipercoxas pode fazer mal à saúde; nem fisioculturistas aprovam
-
Novo sistema permite controle de cadeira de rodas com movimentos da língua
-
Brasileiro faz macacos controlarem com a mente um par de braços virtuais
-
Estudos apontam que impulsos elétricos curam paralisia por trauma violento
-
Cadeirante mochileira descreve suas aventuras em blog
Para manter as portas abertas e ampliar suas atividades, a ER&B aposta agora em crowdfunding. O objetivo principal é formalizar a situação jurídica e inscrição no CNPJ, o que pode viabilizar sua inscrição em editais públicos e privados, além de conseguir mais apoiadores e embaixadores da causa. Ficou interessado em ajudar? Acesse a página do 'Entre Rodas e Batom' no Catarse.
O trabalho - temporariamente suspenso pela falta de recursos - é feito a partir de oficinas, abertas a todos. Para mais informações, veja a página da Ong no Facebook.
Viver, amar, rir e deixar um legado
Para explicar sua história, Eliane lembra uma citação: “Stephen R. Covey afirmava que devemos 'live, love, laugh, leave a legacy', ou seja, viver, amar, rir e deixar um legado. Isso se encaixa tão bem para mim, porque escolhi viver intensamente, sou movida a amor e rio muito. Meu legado começa agora”, define a psicóloga.
No início de seu trabalho especializado, Eliane realizou a avaliação psicológica de atletas com deficiência visual. Acompanhando equipes de basquete sobre rodas e de natação adaptada, ela debruçou-se sobre o tema da inclusão da pessoa com deficiência. “Dignidade humana, trabalho, exclusão social, acessibilidade e desigualdade passaram a ser meu vocabulário constante. Encontrei a possibilidade de investir em novos talentos e pesquisar sobre a educação inclusiva”, conta.
Em 2001, em parceria com o professor Steven Dubner (fundador da Associação Desportiva para Deficientes - ADD), Eliane criou o primeiro time brasileiro de basquete sobre rodas para crianças e adolescentes, o 'Cesta de Três'. Outras equipes vieram e hoje o projeto existe em outro formato. “Muitas dessas crianças, hoje adultos, completaram a graduação e continuam se aperfeiçoando. Alguns se tornaram atletas da seleção brasileira. O que isso mostra? Que investir no presente utilizando-se do pensamento estratégico traz resultados”, comemora a psicóloga.
Depois de várias palestras, entrevistas, publicações, aulas, participação em eventos científicos e atividades sobre a pessoa com deficiência, nasceu a 'Entre Rodas&Batom'. Como ela mesma explica, o nome vem das rodas como símbolo de mobilidade e de sair do lugar comum; e evoca o batom como potencialização e valorização do feminino.
O vídeo da campanha foi realizado como trabalho acadêmico por alunos da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP)
Ficha técnica:
Direção: Paulo Chou
Conceito: Lilia Quinaud
Roteiro: Denis Mercaldi
Atriz: Natália Tonello
Edição: Paulo Chou / Lilia Quinaud
Produção: Alexandre Vaz / Bruno Abbate / Denis Mercaldi / Natália Tonello
Música: Edward Shape & The Magnetic Zeros - Man on Fire
Agradecimentos:
Studio Ninja (Equipamentos)
Roda Viva (Equipamentos)
Empório Dona Julia (Locação)
Andrea França (Locação)