Entre os maiores consumidores também estão a Irlanda, o Reino Unido, a Áustria e a Bélgica. Os EUA ficam na 15ª posição.
A maioria dos 20 países líderes no consumo do doce tem uma grande faixa de população de classe média com renda maior do que a de outros países em desenvolvimento.
Mesmo não estando entre os 20, a Índia teve o mais rápido crescimento em termos de mercado de chocolate, com vendas dobrando de US$ 418 milhões em 2008 a US$ 857 milhões em 2011.
O consumo per capita na Índia foi de 70g em 2011. Mas, segundo o grupo de pesquisa de mercado Mintel, o número mostra potencial para crescimento na fllorescente economia indiana, onde o apetite por pequenos artigos de luxo é cada vez maior.
O chocolate tem vendas mais difíceis em países como a China, por exemplo, onde o paladar é mais acostumado a comidas salgadas.
De acordo com o Euromonitor, a média chinesa é tão modesta, 100g de chocolate por ano, o equivalente a duas barras de chocolate. O crescimento do mercado tem projeção de mornos 10% até 2015.