Ao capturar uma imagem de seu corpo pós-parto Jade Beall, do Arizona, no sudoeste dos EUA, iniciou acidentalmente o movimento que tocou centenas de mulheres ao redor do mundo: o Beautiful Body Project (Projeto Belo Corpo, em livre tradução). A ideia se expandiu, a princípio, com fotografias de amigas e depois com o compartilhamento de estranhas que se identificaram com a proposta de Jade. “Eu percebi que haviam centenas de milhares de mulheres que também queriam compartilhar a vida e histórias delas sobre seus corpos”, ela comenta.
A primeira ação prática do projeto será um livro com cerca de 100 fotografias em preto e branco de mães acompanhadas por seus filhos e um pouco de suas histórias. Mas a fotógrafa também espera dar continuidade ao projeto com outros livros mostrando a beleza que acompanha mulheres pelo câncer, distúrbios alimentares e o envelhecimento. “O Beautiful Project é um movimento de mulheres se unindo para contar suas histórias e celebrar seus corpos em constante mudança para que futuras gerações de mulheres possam viver livres do sofrimento autoimposto”, destaca.
Apesar dos primeiros casos estarem muito ligados à gravidez, a fotógrafa tem coletado depoimentos relacionados a diversos outros problemas que afetam principalmente as mulheres, como anorexia, bulimia, abuso sexual, abuso de drogas, baixa autoestima, autodepreciação e outros.