Curioso para tentar fazer qigong? A técnica chinesa de cura tem mais de quatro mil anos e, hoje, com a popularidade da China e o crescente interesse em medicina alternativa, é uma tendência mundial. Mais de 80 milhões de pessoas disseram praticar qigong na China, e o interesse é crescente em outros países. A Associação Chinesa de Qigong registrou 50 organizações que estimulam a prática fora do gigante asiático, em 29 países. Entenda mais sobre a prática:
saiba mais
-
Fly ioga usa técnicas do circo para trabalhar elasticidade sem abrir mão da meditação e espiritualidade
-
Raja ioga ensina controlar a mente para viver em harmonia
-
Tai Chi Chuan é receita oriental contra o estresse do ocidente
-
Iyengar yoga: ensinamentos continuam sendo transmitidos mesmo após a morte do criador; conheça a técnica
-
Para depressão, menopausa ou autoconhecimento, ioga ganha cada vez mais adeptos
-
Acroyoga trabalha força e equilíbrio e sempre é realizada em grupo
Como se difere do t'ai chi: A prática gera alguns debates. Alguns dizem que kung fu e t'ai chi são, ambos, formas de fazer qigong. No entanto, para a LiveScience o qigong tem como diferencial os movimentos baseados na autodefesa. O qigong tem uma abordagem espiritual e paranormal: algumas práticas incluem a cura através do toque, a distância e, até mesmo, levitação. Há outros formatos mais físicos e melhor adaptados ao Ocidente.
Benefícios: Existem poucos estudos sobre o qigong, mas acredita-se que ele relaxa a mente, músculos, tendões e orgãos internos - o que ajuda a melhorar a circulação, aliviar o stress e a dor e restaurar a saúde, diz o WebMD. Um estudo de 2007, publicado no Journal of Alternative and Complementary Medicine, afirma que a prática também ajuda a controlar a diabetes.
Variedades: Qigong tem várias formas, com alguns estilos extremamente leves e outros com a vibe vigorosa do kung fu. Uma das formas mais básicas é o Baduanjin qigong, com oito movimentos. Veja um vídeo da técnica:
Riscos: Na verdade, não há riscos. Qigong é uma técnica suave, mas se você é mais velho e/ou tem uma condição de sáude mais frágil, converse com o seu médico sobre os seus planos de praticar o qigong. Se você está grávida ou tem problemas de juntas, procure ajuda profisisonal antes de começar. E, é claro, converse com um professora qualificada de qigong sobre suas dúvidas.
Para começar: O site do Instituto do Qigong tem informações sobre escolas e instrutores qualificados. Também é possível baixar um aplicativo (em inglês) que, em um vídeo de 40 minutos, ensina sobre a prática. Veja um vídeo do Instituto do Qigong com uma lição para iniciantes: