Pesquisadores da Universidade de Stanford, na Califórnia, reuniram informações de 1.345 ultramaratonistas (em atividade ou que já penduraram os tênis) sobre seu histórico de corridas, hábitos de treino e experiências em competições.
Segundo os resultados, a maior parte dos ultracorredores tentaram sua primeira maratona estendida com uma idade média de 36 anos. Enquanto a maioria dos corredores tinham cerca de sete anos de experiência ao tentar uma ultra, cerca de 25% de corredores atuais praticavam corrida por apenas três anos ou menos antes de topar esse desafio.
E não é de se surpreender, mas ultracorredores treinam muito, sendo que os pesquisados afirmaram ter corrido uma média de 3.347 quilômetros no último ano - o equivalente a correr de São Paulo até La Paz, na Bolívia, pela malha viária. As razões pelas quais os ultracorredores desistiram do exercício intenso incluem lesões, trabalho e compromissos familiares.
A publicação Runner's World afirma que os resultados são consistentes, se observarmos as ultramaratonas dos últimos anos. "Isto é especialmente verdade para os que trilham os caminhos da ultramaratona, que teve um pico de popularidade graças ao sucesso do livro Born to Run e reavivou um movimento de reconexão com a natureza, muitas vezes simplificando a corrida ao correr descalço" escreveu Scott Douglas para a revista.