O objetivo da ação é contribuir para diminuir a subnotificação e o desconhecimento sobre as doenças, que são silenciosas - na maioria dos casos, inicialmente não apresentam sintomas. No Brasil, estima-se que há 12 milhões de pessoas com diabetes, mas apenas metade delas sabe. Dados do Ministério da Saúde indicam que 54 mil pessoas morreram em função de complicações do diabetes em 2010 - no trânsito, no mesmo ano, foram 42 mil mortes.
Se não for tratado, o diabetes aumenta o risco de acidente vascular cerebral (AVC) e de cegueira, além de ser a principal causa de amputações de membros inferiores no Brasil.
A hipertensão também assusta. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 30 milhões de brasileiros têm hipertensão e há outros 12 milhões que ainda não sabem de sua condição. A hipertensão está associada a 7,6 milhões de mortes no mundo, devido às complicações que levam ao AVC e ao infarto, por exemplo. No Brasil, ela é responsável por 300 mil mortes ao ano.
A Sociedade Brasileira de Cardiologia estima que apenas 10% da população faça regularmente acompanhamento médico e siga corretamente as orientações.
De acordo com a sociedade, a hipertensão é responsável por 80% dos derrames, por 40% de doenças como infarto e 37% dos casos de insuficiência renal, que levam os doentes à diálise.
Neste sábado, além dos exames, o público estimado em duas mil pessoas levará para casa um panfleto com dicas de alimentação saudável. A equipe de atendimento vai contar com 25 profissionais, entre técnicos de enfermagem, nutricionistas, e agentes administrativos.