Saúde

Pesquisadores liberam consumo de carboidrato à noite

Comer um prato de macarrão no jantar favorece a liberação de leptina, hormônio responsável pela sensação de saciedade durante o dia, auxiliando na manutenção do peso

Estado de Minas

Para que o efeito não seja contrário, a nutricionista Tereza Cibella lembra que deve-se consumir apenas um prato raso de macarrão
A ciência conseguiu derrubar mais um mito da alimentação. Pesquisadores da Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel, comprovaram que não está proibido ingerir carboidrato à noite. Comer um prato de macarrão no jantar favorece a liberação de leptina, hormônio responsável pela sensação de saciedade durante o dia, auxiliando na manutenção do peso.

Veja mais sete mitos sobre alimentação e atividade física

Ao mesmo tempo, não se observou aumento de grelina, hormônio que desencadeia a fome, nos voluntários que incluíram carboidrato na refeição noturna.


Para que o efeito não seja contrário, a nutricionista Tereza Cibella lembra que deve-se consumir apenas um prato raso de macarrão. O ideal é combinar a massa com legumes e verduras, carnes magras (peixes e frango) e fibras como aveia, linhaça e sementes em geral.