Para quem não tem alternativa, pois precisa enfrentar diariamente o trânsito, alguns cuidados simples podem ajudar a prevenir dores no corpo, que podem surgir depois de horas ao volante, e o surgimento de problemas mais sérios.
- Mantenha sua coluna bem posicionada. O ideal é que o banco ofereça uma posição confortável para a lombar, evitando problemas futuros ou agravando os já existentes.
- Caso o assento do automóvel não ofereça o conforto desejado, uma opção é usar alguns artifícios para melhorar a postura, entre eles o rolo lombar, uma toalha enrolada ou uma almofada. O objeto deve ficar entre o banco e as costas, na altura da terceira vértebra lombar, acima da bacia. Os acessórios são considerados eficazes, pois possibilitam o ajuste conforme a necessidade de cada corpo.
- Fique atento à distância entre o banco e o volante. Sempre que necessário, faça ajustes para que a carga, ao usar os pedais, não seja transmitida para a coluna lombar. Para não tencionar ombros e pescoço, os braços devem estar relaxados e com os cotovelos semiflexionados.
- As pernas devem ficar paralelas. Dessa forma, não há o risco de comprometer a circulação sanguínea.
- Aproveite o sinal vermelho para fazer movimentos, como alongamento. As ações possibilitarão o movimento da corrente sanguínea, além de aliviar a tensão dos músculos, articulações e nervos. Cuidados simples como esses melhoram a dor e evitam a falta de condicionamento físico.