A vitamina C, também é conhecida como ácido ascórbico e é uma das 13 substâncias que fazem parte do grupo das vitaminas essenciais para o funcionamento adequado do organismo. O ácido ascórbico tem uma particularidade: é hidrossolúvel, o que significa que nosso corpo absorve a quantidade necessária de vitamina e o excesso é eliminado pelo organismo, notadamente através da urina.
E qual a quantidade deve ser ingerida por dia? Segundo pesquisadores da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, o ideal é que cada indivíduo ingerisse cerca de 100 a 200mg de ácido ascórbico diariamente. E a recomendação é que se evite a vitamina sintética, na forma de comprimidos e procure-se conseguir a vitamina C via alimentação natural.
E onde encontramos a vitamina C? Ela está presente nas frutas cítricas (limão, laranja, lima, tangerina, acerola, grapefruit), tomates, morangos, pimentão-doce e brócolis.
Mas atenção: é melhor não abusar, pois a ingestão em doses muito elevadas pode trazer problemas como diarreias e até mesmo náuseas.