Não é carnaval, mas tem grupo especial e de acesso na folia junina. Este ano, ao completar 39 anos de vida, o tradicional arraial na capital mineira vai mudar de nome: sai o Belô e entra o Belo Horizonte. Cresceu tanto nos últimos anos que a intenção da Secretaria de Turismo de Belo Horizonte, a Belotur, é transformar a folia junho e julho nos moldes do carnaval, ou seja: uma festa popular, com a participação de todos, espalhados por praças e ruas da capital mineira.
Entre 9 de junho e 9 de julho, o Arraial de Belo Horizonte vai apresentar 400 atrações. São mais de 60 festas juninas agregadas, um circuito gastronômico com 10 restaurantes participantes, cursos e oficinas, além de transformar o Viaduto de Santa Tereza no Anarriê de Santê, uma verdadeira quermesse como excelente opção para a família.
Uma novidade deste ano é que Belo Horizonte foi contemplada no edital de festejos juninos lançado pelo Ministério do Turismo (MTur) e Embratur, com projeto da Belotur. Com isso, a capital mineira está hoje entre os cinco maiores destinos turísticos do período, com Bragança (PA), Campina Grande (PB), Corumbá (MS) e São Luís (MA).
Batalha de quadrilhas
A quadrilha de São Gererê, campeã do ano passado, promete vir com toda força este ano na conquista do pentacampeonato. Na disputa, concorrem com ela a Sangê de Minas, Arriba Saia e Feijão Queimado e outras tantas que darão um show no grande palco na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte.
Visibilidade nacional
“Faremos da cidade um imenso arraial, promovendo, divulgando e integrando todos os festejos, sejam eles públicos ou privados”, Aluizer Malab, presidente da Belotur
Agenda
39º ARRAIAL DE BELO HORIZONTE
l Município: Belo Horizonte
l Local: Praça da Estação e por toda a cidade
l Data: 9/6 a 9/7
www.belohorizonte.mg.gov.br