Um professor da província chinesa de Guizhou, no sudeste do país, provocou polêmica ao aparecer em um vídeo removendo a maquiagem de estudantes com uma toalha. O nome da escola não foi divulgado, para preservar a segurança das alunas.
saiba mais
Cozinheira derruba fake news dos ovos de plástico da China; assista ao vídeo
Jornalista da Globo News comete erro e chama presidente de ''Bozonaro''
Palhaço do filme 'It' aparece em ponto de ônibus no interior de Minas e viraliza
Foto de cachorro sendo ''velado'' em caixão viraliza nas redes sociais
Polícia prende homem e pássaro por suspeita de assaltos
This teacher in China removed his students' make-up with such force some of them were left in tears. pic.twitter.com/c4acsvjCwU
%u2014 SCMP News (@SCMPNews) September 13, 2019
Em alguns momentos, é possível ver que o homem que está filmando toda a ação aponta para algumas estudantes. Ele denuncia as alunas que tentam passar despercebidas pelo processo. Algumas das meninas que estão na fila parecem chorar antes da 'limpeza'.
Segundo o site South China Morning Post, o colégio considerou o comportamento dos estudantes pode ser 'extremo', o que leva a ações deste tipo.
"Cerca de 80% dos estudantes do colégio vêm de famílias que os abandonam. Por causa dessa falta de educação e companhia em casa, os alunos podem adotar comportamento radical na estética e nos valores individuais", contou um representante da escola.
O mesmo funcionário do colégio admitiu que a ação não foi 'apropriada', mas que o colégio agiu assim para mostrar aos estudantes um senso de responsabilidade. Ele afirmou, ainda, que a instituição já havia tentado proibir o uso de maquiagens por diversas vezes, sem sucesso.
O vídeo gerou polêmica no Weibo, uma rede social similar ao Twitter utilizada na China. Um usuário disse que a situação expôs a dignidade das alunas. Outro internauta apontou que o fato de um professor estar tocando as alunas poderia representar um assédio sexual.