É sabido que, em sites de vendas on-line, como o Mercado Livre e o OLX, é possível encontrar, basicamente, qualquer coisa que um consumidor queira adquirir. O que não costuma ser comercializado, porém, são planos de defesa para políticos envolvidos em processos judiciais.
Mas, novamente, o Brasil surpreende e, pela bagatela de R$ 57 mil, é possível adquirir um documento de “poucas páginas”, que contém “especulações de defesas com acusações feitas ao ex-presidente Lula”, como define e descrição do produto no Mercado Livre.
O vendedor, identificado como “LUCASMIRANDAGARCIA”, afirma que é “um MBA especialização, técnico em Administração de Crises e Processos” (sic) e mora em São Paulo, capital.
De acordo com o perfil disponível no site, ele nunca fez vendas pelo Mercado Livre, mas tem outro anuncio igualmente curioso: “Copos estilo escocês finos e raros”, ofertados por R$ 12 mil.
Apesar do alto valor do produto jurídico oferecido, o vendedor admite que os argumentos “não provam, mas indicam” que o ex-presidente, condenado na Lava jato a 12 anos de prisão por corrupção passiva e ocultação de patrimônio, é inocente. “Lula está sendo vítima de um mau-entendido”, afirma.
“São argumentos de defesa que indicam a possível inocência de Lula, argumentos esses com fundamentos de inocência para cada acusação”, explica o anúncio.
Há ainda uma ponderação no anúncio, em que homem afirma que Sérgio Moro,“como protetor da lei”, está “cumprindo seu papel”. Mas, ele acredita que “um novo levantamento de processo poderia ser feito”.
Justificativa
Antecipando questionamentos sobre a venda do produto, o vendedor já diz a que veio. “Estou vendendo porque desenvolvi esse plano de defesa. Entrei em contato com o Partido dos Trabalhadores, mas não retornaram contato”, explica. De acordo com ele, a venda acontece para que “não tenha perdido tempo”.
Ele especifica ainda o público-alvo do produto. “Para algum fã, admirador, jornalista que o defende, palestrante, enfim, alguém que se interesse” e garante que, em no máximo seis horas após a confirmação da compra, o produto seria enviado com exclusividade.
Repercussão
Dentro do próprio anúncio, no espaço dedicado a “perguntas e respostas” sobre a venda, várias pessoas se manifestaram sobre o produto. “Esse plano de defesa serve? Porque, se servisse, ele estaria em liberdade”, questiona um internauta. “Pago 10 mil reais porque o amo”, afirmou outro. “57 mil? O triplex do Lula vem junto?”, ironiza um terceiro.
*Estagiário sob supervisão dos editores Benny Cohen e Liliane Corrêa