Com o fim de ano se aproximando, muitos consumidores e empreendedores já começam a se organizar para a Black Friday. Esse é o dia mais importante para o mercado de forma geral, justamente por oferecer descontos e promoções únicas. A data costuma aumentar muito as vendas antes do natal e, apesar desse movimento ter começado de fato nos Estados Unidos (1980), empresários brasileiros começaram a implementá-lo desde 2010 e até então, tem sido um sucesso.
Dados apontam que houve um aumento de 6% em relação às vendas, se comparado 2020 com 2021. Especialistas em E-commerce enxergam isso como um fator importante a respeito das previsões para 2022 e, ao comparar diversos padrões com os anos anteriores, estima-se que esse será um ano como nenhum outro para compras.
Para se ter uma ideia mais ampla de como essa data é impactante, o faturamento das lojas on-line entre meia noite de quinta-feira (2020) e as 16 horas de sexta-feira somam R$4,16 bilhões, isso daria R$260 milhões por hora. Uma boa dica é aproveitar os melhores horários da data para oferecer os descontos mais expressivos.
Alguns varejistas adotam estratégias mais arriscadas, por exemplo: a Magazine Luiza, um dos maiores varejistas do país, já prometeu crédito pré-aprovado para os seus clientes, garantido que muitos sairão com vários produtos para casa. Isso pode ser bom, pois garantirá um aumento significativo nas vendas da empresa, e pode até gerar um impacto no valor da Companhia, porém, isso também traz risco de inadimplência ao lojista.
Categorias que terão destaque na Black Friday
Mas você sabe quais são as categorias que irão receber mais atenção esse ano? Confira a lista abaixo:
- moda e acessórios;
- eletrodomésticos e ventilação;
- artigos para casa;
- entretenimento;
- beleza, perfumaria e saúde.
Todos esses nichos prometem muito em questão de preços, descontos e divulgação da mídia, principalmente se compararmos com os dados que temos até então. Com a retomada da economia global, e o mercado voltando aos padrões, é natural aumentar a quantidade de ofertas disponibilizadas pelos lojistas.
Oferecer cupons de descontos é uma ótima estratégia para a data
Uma estratégia antiga mas ainda muito utilizada é a de oferecer cupons. Existem diversos sites especializados que oferecem esse e outros serviços. O "Cupom de descontos", por exemplo, conta com um sistema de CashBack (dinheiro de volta), PrizeBack (prêmios) e também os próprios cupons para cada loja. Isso faz total diferença no final da compra para o usuário, ainda mais se pensarmos num quadro de longo prazo.
Existem pesquisas na área que revelam diversos benefícios para as empresas ao utilizar os vouchers como forma de engajar a clientela. Isso motivou alguns dos maiores lojistas do mercado como: AliExpress e Shopee a investirem bastante nesse recurso para os clientes, sem falar que elas contam com diversas categorias, para não dizer todas, inclusive as que mais irão desempenhar (citadas no post).
Então, para aqueles que querem economizar, essas lojas podem ser uma boa escolha. Já para os lojistas, o conselho é investir nestas estratégias, isto pode trazer um grande aumento no caixa da empresa, e aumentar o número de clientes fidelizados.