Vinte equipes disputarão mais uma vez a divisão de elite do futebol brasileiro de abril a dezembro deste ano e outras 20 estarão em campo para lutar na Série B pelo acesso ao “Olimpo” do esporte no país. Dentre estes muitos já estampam seus materiais esportivos com as marcas de casas de apostas nacionais e internacionais.
Trata-se de um tipo de parceria que chegou para ficar e está em expansão no Brasil desde que a atividade de apostas pela internet foi totalmente legalizada há cerca de três anos e meio. Ainda restam detalhes relativos à regulamentação, mas não há nenhuma ilegalidade no ramo e os brasileiros estão tomando gosto pelos lances pela internet.
Afinal, bastam um simples aparelho celular nas mãos, onde ou quando a pessoa desejar, e internet com um mínimo de qualidade para que o jogo comece.
O futebol e as casas de apostas
Clubes de ponta do futebol brasileiro como o atual campeão Atlético Mineiro e o Flamengo, além do nordestino Bahia e do sulista Juventude de Caxias do Sul estão entre as agremiações que já fixaram as logomarcas de casas de apostas em suas camisas.
O mercado brasileiro é muito cobiçado por um universo de mais de 200 casas de apostas nacionais e internacionais, incluindo a gigante Bet365, líder inconteste do segmento em todo o mundo. O tamanho da população brasileira e o amor pelos esportes tornam nosso País uma prioridade nas estratégias dos bookmakers.
Para que se tenha uma ideia da força do setor, em 2019 foram movimentados mais de R$ 7 bilhões em apostas pela internet no Brasil e não apenas em partidas de futebol, mas modalidades como basquete, tênis, automobilismo e até jogos eletrônicos (e-games), muito apreciados principalmente por clientes mais jovens. A previsão é que em muito pouco tempo esta quantia salte para R$ 12 bilhões a cada 12 meses.
Voltando ao futebol, ainda o carro-chefe das casas de esportes, o número de participantes da Série A a estamparem publicidade de casas de apostas em seus uniformes esportivos chegou a 14 em uma recente edição do Brasileirão. Se lembrarmos que a divisão de elite do futebol em nosso País tem 20 participantes podemos ter uma ideia da presença de tais empresas. Se somarmos com os integrantes da Série B, em 2020 foram 33 dos 40 clubes a terem tais anúncios.
Algumas parcerias têm sido das mais vultosas e obviamente trazem muito retorno tanto para as empresas quanto para os clubes. O Vasco firmou um acordo com uma destas empresas para patrocinadora master e juntou-se a Ponte Preta, América (MG) e Goiás, outros parceiros do mesmo bookmaker, que desembolsará R$ 9 milhões em anúncios em camisas de clubes.
As casas de apostas também têm firmado parcerias para anunciar em placas nos estádios particulares de muitos clubes, além de massiva propaganda nos intervalos de eventos esportivos nas transmissões por televisão e internet. A tendência cada vez se consolida e parece irreversível.
Com a legalização ocorrida no Congresso Nacional em 2018 já não há qualquer receito em relação a possíveis problemas com a Justiça. Apostar pela internet não apenas é legal como cada vez mais segura, com as grandes empresas internacionais como a Bet365 dispondo de sofisticada tecnologia de proteção de dados e valores de seus milhões de clientes em todo o planeta. Ter bookmakers como parceiros certamente é um bom negócio para os clubes brasileiros, que tentam se modernizar e serem mais profissionais.