Certamente, o cantor sertanejo Zé Neto não imaginava as consequência de sua declaração feita no dia 13 de maio, em um show na cidade de Sorriso, no Mato Grosso. Isso porque, após criticar a Lei Rouanet, de incentivo à Cultura, o artista acabou dando início a uma onda de investigações sobre verba pública destinada a cachês de sertanejos já que a própria apresentação na qual ele também alfinetou a funkeira Anitta, foi paga com dinheiro público.
saiba mais
Marcelo Adnet ironiza polêmica entre Zé Neto e Anitta: 'Buraco é embaixo'
Gusttavo Lima desabafa em live e recebe recado de Zé Neto: 'Joga pra mim'
Anitta ironiza Zé Neto após crise no meio sertanejo por conta de denúncias
Colunista opina sobre consequência de declaração de Zé Neto: 'Não aguentou'
Pedro Sampaio elogia Anitta no mesmo palco que Zé Neto a criticou
"Nós somos artistas que não dependemos de Lei Rouanet, nosso cachê quem paga é o povo. [...] A gente não precisa fazer tatuagem no 'toba' para mostrar se a gente está bem ou não. A gente simplesmente vem aqui e canta, e o Brasil inteiro canta com a gente", declarou Zé Neto.
Depois de alguns artistas como Gusttavo Lima terem diversas atrações canceladas e eventos de mais de R$1 milhão indo parar na mira da Justiça, o Ministério Público resolveu investigar 24 cidades do Mato Grosso, já que alguns valores pagos surpreendem por ser desproporcional ao tamanho do município e seus recursos.
São elas: Gaúcha do Norte, Porto Alegre do Norte, Figueirópolis D’Oeste, Sorriso, Nortelândia, Salto do Céu, Alto Taquari, Novo São Joaquim, Nova Mutum, Sapezal, Canarana, Acorizal, Brasnorte, Água Boa, São José do Xingu, Vera, Barra do Garças, Juína, Querência, Bom Jesus do Araguaia, Santa Carmem, Matupá, Nova Canaã do Norte e Novo Horizonte do Norte.
O procurador-geral José Antônio Borges Pereira pediu a apuração para se ter acesso “a remessa de cópia integral do procedimento gerado a todos os Promotores de Justiça que detenham atribuição na defesa do patrimônio público e da probidade administrativa nas comarcas citadas (...), para conhecimento e providências (...)”.
Vale lembrar que Zé Neto chegou a se desculpar por sua fala e agora, vive uma crise com outros sertanejos e empresários pela situação que causou. Inclusive, ele entrou em uma live do Gusttavo Lima e mandou uma mensagem para o colega, assumindo a responsabilidade de seus atos para si e afirmando que está vivendo uma fase difícil.