O cantor e compositor de música sertaneja, Sérgio Reis, tem um papel fundamental na obra que inspirou o remake atual que foi produzido e está sendo exibido na TV Globo. Isso porque, a versão original da novela Pantanal saiu do papel graças ao artista veterano que convidou Benedito Ruy Barbosa, autor da trama, para passar uns dias em sua pousada, que fica localizada na região onde se passou a história central da obra.
saiba mais
Ex de Zezé, Zilu se veste de 'oncinha' para estreia de 'Pantanal'
Ana Maria Braga surge vestida de onça ao vivo para estreia de Pantanal
Alanis Guillen e Jesuíta Barbosa, de Pantanal, vivem affair, diz jornal
Juliana Paes revela perrengue com jacaré em filmagens de Pantanal
Filho de Almir Sater fará papel que pertenceu ao pai em Pantanal
Sobre o convite, Sérgio Reis contou durante uma entrevista para o jornal O Dia em 1990: "Convidei Benedito para passar uns dias descansando na minha pousada e ele ficou maravilhado com o Pantanal. A história toda foi escrita como se a fazenda de José Leôncio fosse no meu hotel, e muitas cenas são filmadas lá, como o ninho das cobras, por exemplo”.
Além de ter ajudado o autor a se inspirar, o cantor participou da novela fazendo o papel do peão Tibério mas, aceitou o convite mais por satisfação pessoal do que pelo aspecto financeiro, conforme ele mesmo afirmou:
"Quando sou convidado para uma novela rural, que tem tudo a ver comigo, tenho mais é que aceitar, mesmo sabendo que não é um bom negócio para mim financeiramente”. Só para ter uma noção da diferença de faturamento entre uma profissão e outra, na época Reis revelou que ganhava em um mês de shows o equivalente a dez anos de gravação.
Fato é que a novela, que foi aceita para ser exibida no horário nobre pela TV Manchete, se tornou um marco da televisão brasileira e alcançou pontos surpreendentes de audiência. Vale lembrar ainda, que as emissoras TV Globo e SBT descartaram a possibilidade de comprar os direitos do texto de Benedito Ruy Barbosa e muito provavelmente se arrependeram. A emissora de Silvio Santos decidiu exibir a novela em 2008 enquanto que, a TV Globo se dedicou à produção do remake, que foi escrito pelo neto do autor da versão original, Bruno Luperi.