Uma banda de rock norte-americana vem causando polêmica no Brasil. Mesmo sem ser muito conhecida, a NLM (No Loger Music), armou uma turnê pelo país, que já passou por cidades do interior de São Paulo, Rio de Janeiro, e se estenderá até a região sul. Quem vai ao show, acaba sendo surpreendido com uma pregação evangélica.
saiba mais
Após vazamento, Break My Soul é lançada oficialmente
Drake desabafa após ter seu novo álbum detonado pela crítica
Iron Maiden irá custear cirurgia de ex-vocalista da banda, Paul Di'Anno
Confira detalhes a respeito de Break My Soul, novo single de Beyoncé
Chris Brown fala sobre comparações com Michael Jackson: 'Não sou melhor'
O assunto ganhou força quando Gabriela Cavalherio, que é produtora de conteúdo e estava no show de São Paulo, fez uma longa thread no twitter, contando sobre as nuances do show da NLM e como a coisa descamba de uma apresentação de rock para uma pregação evangélica.
Segundo Gabriela e várias outras pessoas que compareceream aos shows, a abordagem foi bem problemática. Em dado momento, há uma simulação de suicídio no palco. Logo depois, o personagem é revivido graças ao 'amor de Deus', e os porta-vozes da banda começam a falar sobre dar fim ao que chamaram de 'escravidão espiritual e falta de Deus'.
tava meio na dúvida sobre postar sobre isso ou não, mas conversando com algumas amigas, percebi que é melhor falar pra evitar que mais gente caia nesse golpe
— glamurosa rainha do punk (@gabrielacav_) June 20, 2022
essa semana, eu fui num show no carioca club. era um show 0800 com Scalene, Sebastianismos e uma banda gringa chamada NLM
Como a banda é menos conhecida no Brasil, os eventos usaram outros nomes do cenário do rock como 'iscas' ao público, como Scalene, Bullet Bane, Dead Fish e Day Lins. Alguns artistas se pronunciaram publicamente a respeito do caso, como Sebastian, que se apresentou no mesmo evento com seu projeto solo, chamado Sebastianismos.
Em nenhum momento fui avisado do cunho religioso do rolê. Me pegou completamente desprevenido. Cheguei na casa de show no final do show deles e vi um caixão de acrílico com luz led no palco e público gritando %u201CJesus,Jesus%u201D e o vocal descendo pra pregar no meio do público e pensei
— sebastian (@sebastianismos) June 21, 2022
Quem ia ao show, lia o flyer, se deparava com o nome da NLM e achava que era só mais uma banda dos Estados Unidos. Mas de onde surgiu o grupo cristão que 'prega de surpresa'?
As origens da No Loger Music
A NLM (abreviação para No Loger Music), fundada por David e Jodi Pierce, em Amsterdã, faz um som com raízes calcadas no pop punk e outras vertentes do movimento emo, mas sua origem está calcada em outro movimento: o cristão. A banda surgiu dentro de um grupo de estudos chamado Steiger, que foi fundado na Holanda, em 1983.
O objetivo do Steiger através da NLM é “usá-la como ferramenta para comunicar o Evangelho de Jesus para essas pessoas jovens que nunca entrariam em uma igreja”. Além disso, a criação da banda visa chegar em lugares vistos como ‘inalcançáveis’ pelo grupo de cristãos. "Isso levou à criação de ministérios, à criação de novas igrejas e ao surgimento de uma onda de seguidores de Jesus que são apaixonados por levar o amor de Cristo àqueles que, de outra forma, não o experimentariam", diz um texto disponível no site oficial da banda.
o Steiger tem uma filial no Brasil e é possível acompanhar todas as ações do grupo pelo site oficial e canal no Youtube. O show que a NLM faria em Florianópolis, Santa Catarina, no próximo sábado, foi cancelado.