Novo disco, clipes e críticas diretas ao governo: a nova era da Fresno

Nova fase da banda é puxada por novo álbum de inéditas, o nono da história de mais de 20 anos do grupo

Camila Cornelsen
Lucas Silveira, Thiago Guerra e Gustavo Mantovani, a banda Fresno (foto: Camila Cornelsen)

A Fresno começou a surpreender seu públicos com vários lançamentos diferentes na playlist INVentário . O público estava feliz da vida, tendo sempre uma ou duas músicas novas a cada semana, 10 dias, no máximo. Não satisfeitos, os músicos vieram com algo maior: um novo disco, intitulado Vou Ter Que Me Virar.

 

Cheio de canções inéditas e uma parceria matadora com Lulu Santos, Lucas Silveira (Vocal, guitarra e teclados), Thiago Guerra (Bateria, vocais) e Vavo (Guitarra e vocais) explicaram, em entrevista para o Portal Uai, que as novas canções já não eram tão novas para eles, já que o disco estava praticamente pronto no fim do ano passado.

 

"Quando a gente lançou o Sua Alegria Foi Cancelada (disco anterior), a nossa ideia era fazer uma versão deluxe do álbum, com mais faixas. Veio a pandemia, os shows foram interrompidos, nossos planos mudaram completamente, mas algumas dessas músicas viriam a ser músicas que estão no álbum Vou Ter Que Me Virar . Podemos dizer que ele começou ali. Foi um álbum que a gente foi fazendo com muita calma, ele acabou ficando pronto há bastante tempo", disse Vavo.

 

Segundo Lucas, que puxa a produção das faixas, a versão final estava pronta em dezembro do ano passado. Mas a espera por um mundo menos pandêmico adiou o lançamento. Além disso, o surgimento do INVentário fez a banda repensar a estrutura do disco, aproveitando músicas entre as 20 do projeto anterior.

 

" Precisou o INVentário existir,  para gente falar 'puxa, tem mais material aqui'. Aí, o álbum foi repensado e algumas músicas acabaram entrando de última hora", disse o vocalista. Ao todo, são 11 faixas que dão o tom do Vou Ter Que Me Virar . 3, o público já tinha ouvido no INVentário : Agora Deixa , ELES ODEIAM GENTE COMO NÓS e 6H34 (Nem Liga, Guria) . As outras 8 são inéditas e ganharam o coração dos fãs, como as faixas Casa Assombrada e FUDEU!!!! , com críticas claras ao presidente Jair Bolsonaro.

 

Parceria com Lulu Santos e Clipes Novos

Junto do disco, outras novidades vão chegando. A obra conta com uma bela participação de Lulu Santos na faixa Já Faz Tanto Tempo , gravada ainda antes da pandemia. "Nosso tempo de estrada nos deu acesso a muita gente, e a gente acaba sendo bem querido, isso abre muitas portas. E ele (Lulu) está sempre aí, muito ligado. E para mim, é um dos compositores mais de mão cheia do Brasil. E ainda tem essa veia rockeira, toca guitarra melhor do que eu e Vavo juntos. É um cara de canções, eu acredito muito nas grandes canções", disse Lucas.

 

A faixa com Lulu ganhará um clipe, mas o primeiro registro em vídeo a ser lançado foi o da faixa título do álbum, Vou Ter Que Me Virar . Brincando com o surrealismo e uma sonoridade mais pop, o clipe está entre os mais acessados da plataforma, na posição 48 da aba Em Alta.

 

 

 

Um disco novo e uma divulgação à moda antiga

 

É nítido que a Fresno trabalha arduamente para se posicionar bem no meio digital. A banda faz lives frequentemente na Twitch, cria conteúdos para o Tik Tok e outras redes sociais mas, para o Vou Ter Que Me Virar , em um ato meio simbólico, a banda apostou em um método clássico de divulgação e em uma conexão com o mundo real.

 

Vários pôsteres lambe-lambe foram colados Brasil afora, como em São Paulo, Porto Alegre e Olinda. E a divulgação foi bem democrática, pois a Fresno disponibilizou as artes gratuitamente para download e 'convidou' os fãs a participarem da 'guerrilha'. Muitos foram prontamente e vários cartazes foram espalhados, até fora do Brasil, por fãs que moram nos Estados Unidos.

Divulgação
Pôsteres Lambe-lambe da Fresno colados em São Paulo (foto: Divulgação)

"Todo mundo vê aquilo na rua. Diz para as pessoas que a banda 'tá ali', lançando um novo álbum", pontuou Lucas. "Realidade na cara. A vida está cada vez mais se transformando nisso aqui", disse Guerra, enquanto conversávamos por chamada de vídeo. "A gente foi lá e botou na rua", completou o batera.

 

Dois Milhões de reproduções 

O disco Vou Ter Que Me Virar está disponível em todas as platformas digitais e já passou dos 2 milhões de plays desde seu lançamento, no último dia 5 de novembro. A banda agardeceu muito ao público, que aguarda pela volta aos shows, que já tem data marcada: 27 de março de 2022, no palco do Lollapalooza

 

MAIS SOBRE MUSICA