Destacando o protagonismo feminino na cena do hip-hop, a programação do projeto “Agosto das deusas” começa neste domingo (1º/08). À frente de exibições de danças urbanas, workshops e batalhas open style estarão exclusivamente mulheres de Belo Horizonte e região metropolitana. O evento gratuito, realizado aos domingos deste mês, ocorrerá na sede do Grupo Cultura do Guetto, no bairro Bonfim, com transmissão pelo YouTube.
saiba mais
Márcio Borges comanda viagem afetiva às memórias do Clube da Esquina
Clipe de Pocah é censurado pelo youtube e cantora desabafa na web
Thiaguinho lança Infinito Volume dois, novo álbum visual
Billie Eilish atinge mais de 1 bilhão de streams nas plataformas digitais
Bituca Universidade Popular reúne craques da música em curso pioneiro
“Agosto das deusas” foi idealizado pela bailarina e coreógrafa Guida Ramos, professora do projeto sociocultural Mães D’Anjos, de Belo Horizonte, com o objetivo de criar oportunidades para as mulheres diante da cena predominantemente masculina do hip-hop. A realização é da Crew UBDI e Preta Produtora.
FORÇA
“As mulheres se uniram com o propósito de ganhar força e levar o protagonismo feminino para todos os cantos de forma que essa conexão, o nós por nós, realmente aconteça”, afirma Guida Ramos, de 31 anos.
A programação contará com coletivos e artistas de diferentes regiões de BH e cidades da região metropolitana – Mães D’Anjos, coletivo Maya, As Lendárias, Crazy Girls, Gabi MC e Silvia Kamyla estão entre as atrações.
Natural de Ibirité, Guida Ramos, que iniciou sua trajetória no hip-hop na infância, tornou-se professora de dança aos 15 anos. De acordo com ela, a predominância masculina nos palcos, bancas de jurados e projetos artísticos incomoda as bailarinas, que ficam em segundo plano. “Agosto das deusas” é uma forma de demonstrar a competência feminina em criar as próprias oportunidades, explica.
“Hoje em dia, a gente vê algumas mulheres protagonizando, mas ainda é muito pouco para a nossa potência. Muitas vezes, os homens colocam uma artista para representar as mulheres, mas não funciona assim. Tem muita mulher competente para ocupar a banca de jurados ou a frente de um projeto. 'Agosto das deusas' veio para mostrar que desta vez será ao nosso gosto”, afirma. “É o primeiro de muitos”, garante.
Workshops abordarão diferentes modalidades de danças urbanas: dancehall (amanhã, com Fabiana Santos, Ianca e Débora Carvalho), waacking (8/08, com Bianca Aquino e Jéssica Rodrigues), hip-hop dance (15/08, com Jéssica Dutra e Jéssica de Paula) e passinho (22/08, com Samy Oliveira, Thaiset e Jenniffer Gomes). O objetivo é conectar bailarinas, professoras e pesquisadoras.
A atividade será presencial, realizada na sede do Grupo Cultura do Guetto. Devido aos protocolos sanitários para conter a COVID-19, o número de vagas é limitado a30 participantes. A inscrição para a modalidade da semana ficará disponível na bio do projeto no Instagram (@agostodasdeusas) e da UBDI (@crewubdi).
O encerramento, em 29 de agosto, terá batalha de dança open style com 24 bailarinas de diferentes vertentes. Nomes de destaque da cena belo-horizontina vão competir, como Fabiana Santos (referência no dancehall), Jéssica de Paula (hip-hop dance) e Isabela Itsa (break dance, integrante do Cirque du Soleil). Artistas em início de carreira ou que têm estreado nas batalhas participam da programação.
Apresentações artísticas encerrarão o “Agosto das deusas”. O espetáculo do grupo Mães D’Anjos, coreografado por Guida Ramos, é um dos destaques. O coletivo belo-horizontino é formado por mães, em sua maioria acima de 30 anos, que vêm se “redescobrindo” por meio da dança.
“Quando se tornam mães, muitas mulheres priorizam os filhos, a casa e o marido. Nas aulas de dança, a gente mostra como elas podem olhar para dentro de si, redescobrindo sonhos que não puderam concretizar. Também é um espaço de autocuidado e de troca de experiência”, conta Guida.
O projeto surgiu em 2018 e atualmente atende cerca de 30 mulheres. Durante a pandemia, as aulas ocorrem no modelo on-line. Guida afirma que as alunas vêm conquistando seu espaço na cena do hip-hop da capital, participando de festivais.
PASSINHO
As Lendárias, trio feminino de passinho, vai se apresentar em 29 de agosto. As jovens Samy Oliveira, Thaiset e Jenniffer Gomes formaram o grupo em janeiro de 2020. “Mesmo a gente tendo oportunidade, ainda há muito de não querer colocar mulher na programação, pois a gente dança de forma mais sensual”, relata Jenniffer, de 20 anos.
Gênero do funk criado no Rio de Janeiro no início dos anos 2000, o passinho encantou Jenniffer há cinco anos. “Achei muito bacana a alegria e animação. Passinho tem que ter muita energia e malabarismo”, diz ela.
“AGOSTO DAS DEUSAS”
Todos os domingos de agosto, a partir das 15h30. Transmissão no canal Crew UBDI no YouTube
ULTRA
Neste sábado (31/07), destaques do rap participam do evento on-line Palco Ultra. A partir das 20h, apresentam-se Fenda, Clara Lima, Roger Deff e Tássia Reis. Emicida fecha a edição dedicada ao hip-hop. Transmissão no canal da Unmusic no YouTube
* Estagiário sob supervisão da editora-assistente Ângela Faria
* Estagiário sob supervisão da editora-assistente Ângela Faria