Nesta terça (30/3), o grupo de k-pop BTS se pronunciou contra o racismo e os ataques a pessoas de origens asiáticas que vêm acontecendo durante a pandemia, nos EUA. Em uma declaração publicada no Twitter, o grupo que possui uma legião de fãs no mundo todo disse: “Todos nós temos o direito de ser respeitados”.
saiba mais
''Déjà Vu'': Olivia Rodrigo anuncia nova música
Justin Bieber coloca Peaches no topo da Billboard Hot 100
Girl from Rio, nova música de Anitta, será lançada em 30 de abril
BTS lança vídeoclipe de Film Out; detalhe chama atenção dos fãs. Veja:
'K-pop Evolution': YouTube lança documentário sobre o gênero musical
"Aguentamos xingamentos sem motivo e fomos ridicularizados por nossa aparência. Fomos questionados até mesmo sobre o porquê de os asiáticos falarem em inglês [...] Essas experiências foram suficientes para nos fazer sentir impotentes e acabar com a nossa autoestima".
O texto ainda diz que os membros pensaram e refletiram antes de se posicionarem sobre o assunto: "O que está acontecendo agora não pode ser dissociado de nossa identidade como asiáticos. Levou um tempo considerável para discutirmos isso com cuidado e refletirmos profundamente sobre como deveríamos expressar nossa mensagem".
"Mas o que a nossa voz quer transmitir é claro: Nós somos contra a discriminação. Nós repudiamos a violência [...] Estaremos juntos", concluiu. Confira a publicação original abaixo:
#StopAsianHate#StopAAPIHate pic.twitter.com/mOmttkOpOt
%u2014 %uBC29%uD0C4%uC18C%uB144%uB2E8 (@BTS_twt) March 30, 2021
No último dia 20, houve um protesto em decorrência de um tiroteio que ocorreu no dia 16 de março, em Atlanta, nos Estados Unidos. O crime, cometido por um homem branco, deixou oito mortos, sendo seis mulheres de origem asiática.