O evento “Devassa Encontros Tropicais”, que celebra a música brasileira, foi realizado no último sábado, 21, e contou com a apresentação da cantora Iza. Transmitido de forma virtual pelo Multishow, várias apresentações celebraram o Dia Nacional da Consciência Negra. O destaque foi sobre a morte de João Alberto, espancado no supermercado Carrefour na quinta-feira, 19.
Emocionada, Iza começou o discurso dizendo que nada justifica a morte de mais um homem negro. “Como é possível dizer que não existe racismo? O nome dele é João Alberto Silveira Freitas, brasileiro, 40 anos, pai de quatro filhos. Ele tinha direito à vida assim como cada um de nós”, disse.
Em seu Instagram, a cantora compartilhou o vídeo do recado, repetindo a frase usada nos protestos antirracismo. “Quem aqui, preto, nunca foi seguido em um supermercado ou temeu pela vida em qualquer outro lugar? Chega! Nós não vamos nos calar! E assim como todos os outros que já se foram, João Alberto, sua partida não foi em vão. Nós permanecemos lutando e contando a nossa história. Vidas negras importam.”, escreveu.
Durante a live, Iza fez várias versões de seus sucessos com alguns convidados. “Pesadão” ganhou uma versão com Larissa Luz, “Ginga” com Carlinhos Brown e “Talismã” teve a participação de Lazzo Matumbi. Assista:
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.