Em decorrência do uso indevido da música YMCA na campanha eleitoral de Donald Trump, os detentores dos direitos autorais do hit do Village People registraram uma denúncia na França e nos Estados Unidos. Os advogados anunciaram a queixa na última quinta-feira (5).
saiba mais
Lady Gaga participa de comício a favor de Biden e Trump critica a cantora
Mario Jr e Pequena Lô bombam, enquanto Trump boicota o Tik Tok
Cardi B e Joe Biden convidam jovens a votar para tirar Trump do poder
Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto se unem para vencer o vírus
'Kit gay', nova música do Detonautas, satiriza bolsonarismo
"Nos últimos dias da campanha para a eleição presidencial nos EUA, a mundialmente famosa canção YMCA, interpretada pelo Village People, foi objeto de uso massivo e não autorizado por parte do candidato Donald Trump e sua equipe, tanto durante seus comícios, quanto na trilha sonora de um vídeo promocional veiculado em todo o mundo", declarou Richard Malka, advogado dos detentores dos direitos da música, em nota.
Trump encerrou comícios e postou montagens no Twitter com a música, associando a imagem dele aos músicos e à banda. Sendo assim, os beneficiários dos direitos da música, como a gravadora Scorpio Music, descobriram a apropriação ilícita e não aceitaram bem.
A música ficou muito famosa entre as décadas de 1970 e 1980. Junto com a canção, a coreografia conquistou o mundo com as fantasias de caubói, índio, policial, operário, motociclista e soldado. Confira o vídeo, lançado há 12 anos:
Tags:
YMCA
ação Trump eleições EUA