

saiba mais
Fontaines D.C. surpreende em novo álbum e conta ao 'EM' segredo do sucesso da banda
Redemoinho, de José Luiz Villamarim, estreia na TV
Luiza Brina lança 'Deriva', com canções para o mundo pós-pandemia
Game de skate inclui música de Chorão a pedido de fãs
Festival Nacional da Canção ganha a primeira edição on-line
“As histórias são inéditas e ricas nos aspectos da preservação ambiental e da inclusão social, imprescindíveis para a formação da criança na primeira infância”, afirma a cantora.
Avó de Taylor, de 10 anos, Jane diz que sempre gostou de escrever para crianças. “Ao longo de minha vida, fui apurando e desenvolvendo a sensibilidade para tratar o tema. Já publiquei em algumas revistas, também fiz musicais infantis e peças”, conta.
Orgulhosa, diz que o neto adora ouvir suas histórias. “Taylor também está cantando algumas músicas desse projeto. É superafinado.”
As crianças são fonte de inspiração para ela. “Observo muito o mundo infantil, a relação da garotada com a verdade e com as diferenças. Para eles, diferenças não existem. E também têm relação especial com os animais e o planeta.”
Fantasia
Por meio dos bichos, ela dialoga com o público infantil. “Nesse reino da fantasia, a criança acredita em tudo que falamos”, comenta. Muito jovem, Jane atraía plateias mirins à sua casa para ouvi-la. “Até hoje, aqui no prédio, elas vêm me pedir para contar histórias. As crianças são sinceras, verdadeiras, falam o que vem à cabeça, são livres. Sabem de tudo o que está acontecendo ao redor.”
Em 10 de setembro, Jane Duboc vai fazer um outro show, esse a convite do projeto Sesc em Casa. “Eles virão até aqui, onde moro, para gravar a live. Meu último show foi em Niterói, com a Dóris Monteiro, em 11 de março. Quase foi cancelado por causa da pandemia. Até julho, estava com a agenda cheia, porém as apresentações foram canceladas por causa da quarentena”, conta.
A cantora, compositora e escritora explica que Ilustre criança conta com outras histórias inéditas desenvolvidas por ela, como Jeguelhinho, Bia e Buze, Urso marrom, Bravo, A banda do panda, Gigi, a girafa linda e Berenice hip-hop.
TRAJETÓRIA
Com cerca de 30 discos lançados no Brasil e no exterior, a relação de Jane com o universo infantil começou em 1978, quando gravou Acalantos brasileiros, com canções de ninar. Em 1979, participou do LP Sítio do Pica-pau Amarelo.
Nos anos 1980, a cantora se apresentou com a Turma do Balão Mágico e fez parte do álbum infantil Arca de Noé, de Vinicius de Moraes e Toquinho, cantando O girassol. Em Pirlimpimpim, atração infantil da TV Globo, ela interpretou Rapunzel ao lado de Fábio Jr. Também se apresentou no programa Rá-Tim- Bum, na TV Cultura.
ILUSTRE CRIANÇA
Com Jane Duboc. Lives em 19 e 27 de setembro e 4 e 12 de outubro, às 16h. Ingressos: R$ 20 (www.tudus.com.br).