Mergulhar musicalmente no universo infantil sempre foi um sonho da cantora Jane Duboc, que já escreveu livros para a garotada. Dando sequência a esse trabalho, ela prepara o projeto Ilustre criança, com direção de Fernando Cardoso. Serão quatro lives com histórias da artista gravadas em sua casa, no Rio de Janeiro.
saiba mais
Fontaines D.C. surpreende em novo álbum e conta ao 'EM' segredo do sucesso da banda
Redemoinho, de José Luiz Villamarim, estreia na TV
Luiza Brina lança 'Deriva', com canções para o mundo pós-pandemia
Game de skate inclui música de Chorão a pedido de fãs
Festival Nacional da Canção ganha a primeira edição on-line
“As histórias são inéditas e ricas nos aspectos da preservação ambiental e da inclusão social, imprescindíveis para a formação da criança na primeira infância”, afirma a cantora.
Avó de Taylor, de 10 anos, Jane diz que sempre gostou de escrever para crianças. “Ao longo de minha vida, fui apurando e desenvolvendo a sensibilidade para tratar o tema. Já publiquei em algumas revistas, também fiz musicais infantis e peças”, conta.
Orgulhosa, diz que o neto adora ouvir suas histórias. “Taylor também está cantando algumas músicas desse projeto. É superafinado.”
As crianças são fonte de inspiração para ela. “Observo muito o mundo infantil, a relação da garotada com a verdade e com as diferenças. Para eles, diferenças não existem. E também têm relação especial com os animais e o planeta.”
Fantasia
Por meio dos bichos, ela dialoga com o público infantil. “Nesse reino da fantasia, a criança acredita em tudo que falamos”, comenta. Muito jovem, Jane atraía plateias mirins à sua casa para ouvi-la. “Até hoje, aqui no prédio, elas vêm me pedir para contar histórias. As crianças são sinceras, verdadeiras, falam o que vem à cabeça, são livres. Sabem de tudo o que está acontecendo ao redor.”
Em 10 de setembro, Jane Duboc vai fazer um outro show, esse a convite do projeto Sesc em Casa. “Eles virão até aqui, onde moro, para gravar a live. Meu último show foi em Niterói, com a Dóris Monteiro, em 11 de março. Quase foi cancelado por causa da pandemia. Até julho, estava com a agenda cheia, porém as apresentações foram canceladas por causa da quarentena”, conta.
A cantora, compositora e escritora explica que Ilustre criança conta com outras histórias inéditas desenvolvidas por ela, como Jeguelhinho, Bia e Buze, Urso marrom, Bravo, A banda do panda, Gigi, a girafa linda e Berenice hip-hop.
TRAJETÓRIA
Com cerca de 30 discos lançados no Brasil e no exterior, a relação de Jane com o universo infantil começou em 1978, quando gravou Acalantos brasileiros, com canções de ninar. Em 1979, participou do LP Sítio do Pica-pau Amarelo.
Nos anos 1980, a cantora se apresentou com a Turma do Balão Mágico e fez parte do álbum infantil Arca de Noé, de Vinicius de Moraes e Toquinho, cantando O girassol. Em Pirlimpimpim, atração infantil da TV Globo, ela interpretou Rapunzel ao lado de Fábio Jr. Também se apresentou no programa Rá-Tim- Bum, na TV Cultura.
ILUSTRE CRIANÇA
Com Jane Duboc. Lives em 19 e 27 de setembro e 4 e 12 de outubro, às 16h. Ingressos: R$ 20 (www.tudus.com.br).