Conhecidas por toda a trajetória artística que construíram no cenário nacional, as cantoras Marília Mendonça, Maiara e Maraisa são três dos principais nomes do sertanejo. Embalando um sucesso atrás do outro, paralelamente aos trabalhos solo e em dupla, desde 2016, as cantoras trabalham juntas no show Festa das Patroas.
Neste ano, devido às medidas de contenção do novo coronavírus, o projeto não foi realizado, mas a expectativa foi correspondida com o lançamento de um novo trabalho.
Leia Mais
Live de Hoje: Michel Teló recebe convidados de peso em seu showO homem mais bonito do Brasil nos anos 1970 aponta seu sucessorBanda Soul da Paz reúne 13 músicos de oito religiões diferentesMarília Mendonça anuncia live com músicas do primeiro DVD da carreiraBanda de ex-Kid Abelha promete clássicos em live, com participação do baterista do Capital InicialTrata-se de Patroas, o primeiro álbum do trio. Os disco conta com 19 faixas, distribuídos em cinco partes por meio de EPs. A proposta estreou em live apresentada pelas cantoras em 14 de junho. Na ocasião, elas gravaram a parte audiovisual, que chega aos poucos nas plataformas digitais de música.
A coletânea exalta o sertanejo raiz e os modões. Dentre as composições, 16 são regravações de clássicos e cinco composições inéditas do trio, como a versão em português de Listen to your heart: Você nem é tudo isso, 10 de setembro, Assunto delicado, Uma vida a mais e Quero você do jeito que quiser.
“Desde o início, a gente tinha a ideia de trazer um outro lado nosso nesse projeto, um lado B. Foram dias que passamos escolhendo as músicas, clássicos do sertanejo. São músicas que nos remetem a histórias e sentimentos muito particulares”, conta Marília Mendonça em entrevista ao Correio Braziliense.
“Apostar em modões era o lado B que a Marília diz, a gente queria trazer de volta para quem gosta e admira a música sertaneja. São músicas que trazem lembranças e remetem a nossa própria história juntas”, completa Maraisa.
No primeiro EP, a canção inédita é Quero você do jeito que quiser, composição do trio. As regravações são A solidão é uma ressaca, Cheiro de shampoo e Coração bandido, sucessos interpretados por Bruno & Marrone, Chrystian & Ralf e Leonardo. A segunda parte do EP Patroas foi lançada na sexta-feira última e chegou acompanhada do videoclipe da canção inédita 10 de setembro.
Quarentena
A quarentena foi responsável pelo pontapé inicial do projeto, que já estava nos planos de Marília Mendonça e de Maiara & Maraisa há anos. “A gente queria há muito tempo repaginar o projeto Patroas, mas a grande dificuldade era conciliar as nossas agendas. Agora, na quarentena, sobrou tempo, então, decidimos colocar as ideias em prática e tudo foi muito natural”, relembra Marília Mendonça.
Além de Patroas, as cantoras estão trabalhando em novas produções durante esse período de isolamento. Marília lançou a música e o clipe Vira homem, que foi registrado e gravado com smartphones em casa. Ela ainda teve uma das maiores audiências na transmissão #LiveLocalMaríliaMendonça, registrando 55 milhões de visualizações apenas no YouTube.
A dupla Maiara & Maraisa também tem se reinventado na quarentena. “Estamos produzindo bastante e deixando vários projetos engatados. Assim que as coisas começarem a voltar, temos várias novidades”, confirma Maraisa.
Lives
Em junho, as cantoras se reuniram em uma live para o registro e a estreia de Patroas. Ainda sem data definida, as sertanejas devem se reunir em uma nova transmissão on-line. “Estamos pensando nessa possibilidade. A galera está pedindo... Quem sabe?”, brinca Marília.
A apresentação virtual é uma forma de matar a saudade dos palcos. “É muito bom sentir aquele frio na barriga de quando subimos no palco, mas é claro que não é a mesma coisa. Por mais que a gente saiba que tem milhares de pessoas assistindo, é muito diferente quando o público está ali, na sua frente, e tem aquela troca de olhares, sorrisos e energia. No entanto, em breve, estaremos juntos de novo”, deseja a rainha da sofrência.
Em 12 de setembro, as gêmeas Maiara e Maraisa se apresentarão em Brasília em um show em formato drive-in no Estacionamento do Estádio Nacional Mané Garrincha, no evento Drive Show. “A gente tem se dedicado às lives, que, num primeiro momento, foi a forma que todos nós da música encontramos para levar entretenimento para tantas pessoas que estão em casa. Agora, começamos a ver as possibilidades de fazer shows no formato drive-in. Tudo aos poucos e com muita responsabilidade, a saúde sempre tem que vir em primeiro lugar”, afirma Maiara.
Duas perguntas // Marília Mendonça
Dessas quatro músicas inéditas, tem alguma que é a sua preferida?
A inédita desse primeiro EP, Quero você do jeito que quiser é uma das minhas preferidas do projeto.
Por que vocês optaram por divulgar o trabalho em fragmentos?
Acho que a gente pode explorar melhor as faixas quando lançamos aos poucos. É uma tendência do mercado nesse mundo do digital.
Duas perguntas// Maiara
Todas as faixas virão acompanhadas de videoclipes?
Desse primeiro EP a gente tem os vídeos da live, para algumas outras faixas estamos tendo algumas ideias. Por conta do isolamento e das regras de distanciamento, temos que ver quais as possibilidades para fazer tudo de maneira responsável.
Dessas quatro músicas, tem alguma que é a sua preferida?
Esses modões que escolhemos, todos tem um significado muito grande nas nossas vidas, mas pra mim, Coração bandido tem uma letra e uma melodia que arrepiam, meu Deus, que hino.
Patroas
De Marília Mendonça e Maiara & Maraisa. Pela Som Livre, 19 faixas. Disponível em todas as plataformas digitais.
Parcerias anteriores de Marília Mendonça e Maiara & Maraisa
A culpa é dele (2018)
Bebaça (2019)
Motel (2016)
Um brinde (2018)
Festa das patroas (2015)
*Estagiária sob a supervisão de Igor Silveira