O filme Black is King, álbum visual da cantora Beyoncé, teve o trailer e o primeiro cartaz do longa, que será lançado em 31 de julho na plataforma de streaming Disney+, revelados. A produção é baseada no disco The lion king: The gift, lançado pela diva pop em 2019 e inspirado no processo criativo da regravação live-action de O rei leão.
A produção promete apresentar uma reflexão sobre o tratamento dos negros na sociedade, além da cultura e ancestralidade do povo africano. Participam do filme figuras como Lupita Nyong’o, Pharrell Williams, Tina Knowles-Lawson, Kelly Rowland, Aweng Ade-Chuol, Adut Akech e Naomi Campbell. Além de artistas que participaram do álbum como Jay-Z.
O longa conta com sucessos do disco The lion king: The gift, como Mood 4 eva, Brown skin girl e My power, e os artistas envolvidos nestas canções, incluindo Blue Ivy, filha de Beyoncé. Ainda não há data de lançamento da Disney no Brasil, então não há previsão de estreia oficial do longa no país.
O trabalho é assinado por Beyoncé, que participou da direção e do roteiro. A cantora montou uma equipe com pessoas que trabalharam com ela durante toda a carreira da estrela, entre elas, Pierre Debusschere e Jake Nava que trabalharam em clipes da artista, além de Kwasi Fordjour codiretor com quem Beyoncé trabalha constantemente.
Para gravação do longa foram usadas locações na África do Sul e na África Ocidental, além de Nova York, Los Angeles, Londres e algumas cidades da Bélgica.
saiba mais
Devido a importância do tema para a sensação de pertencimento dos povos africanos, mesmo com lançamento exclusivo na Disney , Beyoncé fechou um acordo para que o longa seja exibido simultaneamente em países do continente, como África do Sul, Nigéria, Gana, Etiópia, Namíbia, Camarões, Libéria, Burundi, Senegal, Togo, Somália, Benin, Congo, Quênia, Costa do Marfim, Zimbábue, Malawi, Gabão e Cabo Verde.