Mineiros no topo. O ano de 2019 tem sido de bons resultados para os músicos de Minas Gerais. Uma campanha do site Red Bull para escolher o melhor disco nacional de 2019, fez uma curadoria com 50 álbuns para serem votados por internautas. Os resultados mudam em tempo real, enquanto durar a votação. Até a noite desta quinta-feira (31), o rapper Djonga, de apenas 25 anos, ocupava o primeiro lugar com o disco “Ladrão”. Sidoka, outro rapper mineiro, estava em 4º lugar com “Doka Language” e o grupo Rosa Neon, com álbum de estreia que leva o nome da banda, ocupava a 7º posição.
saiba mais
No lançamento de Ladrão, Djonga transforma o espetáculo em resistência
Hot e Oreia lançam CD ''Rap de Massagem'', em BH, com participação de Djonga e Sidoka
Quatro clipes para entender como estes talentos projetam nacionalmente o rap de Minas
Depois de fazer sucesso com singles, Rosa Neon lança primeiro álbum
Banda mineira Rosa Neon lança 'Não Tô Dando Conta' com videoclipe 3D
Em se tratando de Djonga, o sucesso do disco não é surpresa. Destaque na cena mineira e nacional de rap, ele também levou o prêmio de melhor disco pelo site Red Bull em 2018, com o álbum “O menino que queria ser Deus”. E seu ex-parceiro de grupo - DV-Tribo, FBC, alcançou a 5º posição com “S.C.A”.
Neste ano, além de Djonga liderar com tranquilidade a lista, seu terceiro disco está à frente de “Planeta Fome”, de Elza Soares -que ocupa o 2º lugar, com mais de 25 mil votos de diferença até esta quinta à noite. Outros ex-companheiros de palco de Djonga também lançaram disco de estreia em 2019. “Rap de Massagem”, primeiro da dupla Hot e Oreia, foi incluído pela Red Bull na lista para votação. A produção ocupava o vigésimo quarto lugar nesta quinta à noite.
A campanha, iniciada em 11 de setembro, funciona da seguinte forma: o site se encarregou de selecionar, inicialmente, 50 discos brasileiros. Toda semana, os cinco menos votados dão lugar a novos candidatos, que a própria Red Bull seleciona ou a partir de sugestões enviadas por fãs. Para participar com sugestões, existem duas maneiras. Na primeira, é necessário utilizar a hashtag #RedBullMelhoresDoAno nas redes sociais - com o nome do disco preferido em seguida. Na outra, você deve responder o forms- questionário, presente no site do próprio Red Bull.
Lembrando que o ranking é dinâmico, as posições podem mudar de acordo com o número de votos que o artista vai conquistando ao longo da votação.
Músicos mineiros
Pensando em facilitar sua vida, o Portal Uai separou os quatro discos dos mineiros que estão na lista deste ano para você escutar e conhecer antes de votar. Confira abaixo:
Djonga
Sidoka
Rosa Neon
* Estagiário sob supervisão da editora Liliane Corrêa