Mineiros no topo. O ano de 2019 tem sido de bons resultados para os músicos de Minas Gerais. Uma campanha do site Red Bull para escolher o melhor disco nacional de 2019, fez uma curadoria com 50 álbuns para serem votados por internautas. Os resultados mudam em tempo real, enquanto durar a votação. Até a noite desta quinta-feira (31), o rapper Djonga, de apenas 25 anos, ocupava o primeiro lugar com o disco “Ladrão”. Sidoka, outro rapper mineiro, estava em 4º lugar com “Doka Language” e o grupo Rosa Neon, com álbum de estreia que leva o nome da banda, ocupava a 7º posição.
Leia Mais
No lançamento de Ladrão, Djonga transforma o espetáculo em resistênciaHot e Oreia lançam CD ''Rap de Massagem'', em BH, com participação de Djonga e SidokaQuatro clipes para entender como estes talentos projetam nacionalmente o rap de MinasDepois de fazer sucesso com singles, Rosa Neon lança primeiro álbumBanda mineira Rosa Neon lança 'Não Tô Dando Conta' com videoclipe 3DFilha de Djonga nasce e cantor comemora quase 1 milhão de acessos em clipeDjonga lança 'Recadin pros falador', novo singleMaria Rita faz um tributo ao silêncio no show 'Voz e piano'Em se tratando de Djonga, o sucesso do disco não é surpresa. Destaque na cena mineira e nacional de rap, ele também levou o prêmio de melhor disco pelo site Red Bull em 2018, com o álbum “O menino que queria ser Deus”. E seu ex-parceiro de grupo - DV-Tribo, FBC, alcançou a 5º posição com “S.C.A”.
Neste ano, além de Djonga liderar com tranquilidade a lista, seu terceiro disco está à frente de “Planeta Fome”, de Elza Soares -que ocupa o 2º lugar, com mais de 25 mil votos de diferença até esta quinta à noite. Outros ex-companheiros de palco de Djonga também lançaram disco de estreia em 2019. “Rap de Massagem”, primeiro da dupla Hot e Oreia, foi incluído pela Red Bull na lista para votação. A produção ocupava o vigésimo quarto lugar nesta quinta à noite.
A campanha, iniciada em 11 de setembro, funciona da seguinte forma: o site se encarregou de selecionar, inicialmente, 50 discos brasileiros. Toda semana, os cinco menos votados dão lugar a novos candidatos, que a própria Red Bull seleciona ou a partir de sugestões enviadas por fãs. Para participar com sugestões, existem duas maneiras. Na primeira, é necessário utilizar a hashtag #RedBullMelhoresDoAno nas redes sociais - com o nome do disco preferido em seguida. Na outra, você deve responder o forms- questionário, presente no site do próprio Red Bull.
Lembrando que o ranking é dinâmico, as posições podem mudar de acordo com o número de votos que o artista vai conquistando ao longo da votação.
Músicos mineiros
Pensando em facilitar sua vida, o Portal Uai separou os quatro discos dos mineiros que estão na lista deste ano para você escutar e conhecer antes de votar. Confira abaixo:
Djonga
Sidoka
Rosa Neon
* Estagiário sob supervisão da editora Liliane Corrêa