A cantora Isabela Morais está com campanha de financiamento coletivo até 7 de novembro para viabilizar seu primeiro disco solo, Do absurdo. A cantora de Três Pontas é conhecida por projetos musicais como o Ummagumma – The brazilian Pink Floyd, o espetáculo De coisas que aprendi com Elis, a antiga banda Marginália, Tributo a Vinicius de Moraes, participação em disco e turnê de Milton Nascimento ou ainda como professora de sociologia, produtora cultural, astróloga, taróloga. Do Absurdo, que está no site Benfeitoria, revela um trabalho potente, poético e em sintonia com a produção autoral contemporânea no Brasil. Para quem quiser colaborar com a campanha, o link é https://benfeitoria.com/doabsurdoisabelamorais. Informações: isabelamoraistp@gmail.com ou (35) 99706-9556.
Mercedes Urquiza
A trilha do Jaguar
A escritora argentina, radicada no Brasil desde 1957, Mercedes Urquiza lança nesta quarta-feira (30), às 19h, na Livraria Leitura do Pátio Savassi (Avenida do Contorno, 5.061, São Pedro), o livro A trilha do jaguar: na alvorada de Brasília (foto), pela Editora Senac. Com 250 páginas e 30 capítulos, divididos em cinco partes, a obra conta aventuras de sua vida ao sair de Buenos Aires, de Jeep, com o marido, Hugo Maschwitz, e o cão pastor-alemão Fleck, viajando por 48 dias até chegar ao Planalto Central, onde seria construída a cidade de Brasília, na qual ela ainda reside. A obra, que conta a história da construção da capital federal, é recheada de fotos da coleção particular da autora. Informações: (31) 3288-3800.
Observação noturna
novo horário
O Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700, Funcionários) alterou o horário de observação noturna do céu. A atividade terá início às 19h30, a partir de 2 de novembro. Serão distribuídas 85 senhas gratuitas, a partir das 17h30, na recepção do museu. Entrada franca. Informações: (31) 3409-8350.
Oficinas
CINEMA
O Primeiro Plano Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades, que começa em 4 de novembro, abriu inscrições para oficinas temáticas. Estudantes e profissionais de cinema e áreas afins poderão participar das atividades. As inscrições já podem ser feitas no site primeiroplano.art.br e são gratuitas. Como há limitação do número de vagas para cada oficina, a organização poderá selecionar os participantes, usando como critério o ramo de atividade e a afinidade com o tema escolhido.
POESIA E MÚSICA
SARAU E SHOW
O Bar do Museu Clube da Esquina (Rua Paraisópolis, 738, Santa Tereza) recebe nesta quarta (30), às 21h, o Sarau Lítero-Poético Musical, com a presença dos poetas e letristas Nélio Torres e Antônio Galvão, da Confraria dos Poetas. Haverá ainda apresentações especiais das poetisas Francine Rodrigues e Dalva Silveira, que homenagearão o cantor, poeta e compositor Geraldo Vandré, e do convidado Antônio Galvão, que homenageará o poeta e escritor Hélio Pellegrino. Entrada franca. Já amanhã (1º), às 21h, é a vez do duo Caracoli. Após anos viajando pela América Latina, os cantores argentinos Tayná e Matias conseguiram unir linguagens por meio de uma fusão bastante original entre o som das montanhas de Minas e a musicalidade latina dos hermanos. Ingressos a R$ 15. Informações: (31) 2512-5050.
Chorinho e MPB
CONSERVATÓRIO
O projeto Palco Livre do Conservatório UFMG (Avenida Afonso Pena, 1.534, Centro), recebe, nesta quarta-feira (30), às 12h30, os músicos Zé Carlos e o Grupo Choramingando. O show é o encontro da nova geração de instrumentistas com a velha-guarda do choro e promete contemplar o público com grandes clássicos do gênero. Na quinta (31), às 19h30, apresentação de Rayana Toledo e Doizáum Trio com a participação especial de Chico Amaral (foto). Os músicos apresentam releituras de nomes consagrados da MPB, além de músicas próprias de ambos os projetos. Entrada franca. Informações: (31) 3409-8300.
Expografia
Arquitetura
O arquiteto Fernando Maculan é o convidado desta edição do curso Processos compartilhados, que integra as atividades desenvolvidas pelo Programa CCBB Educativo. Nesta quarta-feira (30), das 14h às 19h, ele estará à frente de bate-papo com o público e experimento sobre expografia, no CCBB– BH (Praça da Liberdade, 450, Funcionários). O evento é voltado para estudantes, arquitetos, designers, artistas e demais profissionais do campo da arte e da cultura. Será abordado o trabalho interdisciplinar que envolve a construção de uma expografia, assim como os processos de criação e conceitos sobre a relação da obra de arte com o corpo, o espaço e a luz. Entrada franca. Informações: (31) 3431-9400.