Amigos de longa data, os compositores e violonistas Paulo Bellinati e Marco Pereira se apresentam pela primeira vez em BH. Neste domingo (8), às 11h, eles fazem show no Museu de Arte da Pampulha (MAP). Comemorando cinco décadas de parceria, o duo está divulgando o disco Xodós (Borandá), gravado no ano passado. O repertório traz composições autorais e clássicos de Garoto, Dilermando Reis e Dominguinhos, entre outros.
A afinidade entre eles é total, o que favorece a apresentação intimista deste domingo. “Eu e Marco somos paulistanos e temos a mesma idade, nascemos no mesmo mês (setembro) e ano (1950). Nasci no dia 22 e ele no dia 25. Talvez por isso tenhamos tanta coisa em comum”, brinca Bellinati.
Leia Mais
Semana de Música de Câmara começa neste domingo em BHMineira Elisa de Sena revela sua MPB contemporânea no disco 'Cura'A ideia de gravar Xodós surgiu quando a dupla se apresentou no Clube do Choro, em Brasília, em 2015. “Seguíamos carreiras paralelas desde quando nos desligamos do trio Pó de Mico, ao lado do percussionista Zé Eduardo Nazário. A reestreia veio quando fomos convidados para homenagear Dominguinhos e Dilermano Reis”, conta o músico.
O repertório tem Eu só quero um xodó (Dominguinhos/Anastácia), Isso aqui tá bom demais (Dominguinhos/Nando Cordel), Uma valsa e dois amores (Dilermando Reis) e Se ela perguntar (Dilermando Reis), além de Café compadre e Santo Amaro, de Marco, e Fandango e Jongo, de Bellinati. Alguns arranjos do álbum foram criados a quatro mãos. “É um trabalho nada artificial, mas com o som puro dos nossos violões. Virou o nosso xodó”, orgulha-se.
EUROPA
A parceria dos instrumentistas vem desde o final dos anos 1960. Tudo começou no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo. “Éramos alunos do Isaías Sávio (violonista e pedagogo uruguaio radicado no Brasil) e resolvemos fazer um duo, mas nenhum de nós era compositor. Na verdade, éramos uma dupla para tocar clássicos da MPB. Depois, Marco foi para Portugal e eu para a Suíça. A gente se encontrou na Europa. Voltamos ao Brasil e, a partir de 1980, cada um seguiu o seu caminho”, relembra Paulo.
A parceria em duo se consolidou pra valer há quatro anos. “Marco me mandou mensagem dizendo que tínhamos de reviver o nosso duo. Representamos um tipo de violão brasileiro muito parecido e construímos uma carreira de discos, partituras e composições que violonistas do mundo inteiro tocam”, conclui.
XODÓS – Show com Paulo Bellinati e Marco Pereira, domingo (8), 11h, no Museu de Arte da Pampulha (MAP), Avenida Otacílio Negrão de Lima, 16.585, Pampulha, (31) 3277-7996. R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).