O norte-americano Burt Bacharach, autor de uma coleção de hits que encantam o mundo, ganha homenagem da brasileira Jane Duboc, que se apresentará hoje (24), em Belo Horizonte. A cantora divide o palco com o maestro, arranjador e pianista Ogair Júnior.
O repertório do show Amor! É do que o mundo mais precisa traz 15 músicas do maestro, pianista e compositor, que completou 91 anos em maio. Bacharach continua na ativa, compondo e se apresentando. Ele lançou I say a little prayer, Raindrops keep fallin’on my head (tema do filme Butch Cassidy and Sundance Kid), This guy's in love with you e I'll never falling in love again, entre outros hits. “A música dele de que mais gosto é The look of love, que também estará presente no repertório do show”, diz Jane.
Interpretar as melodias de Bacharach é “uma delícia”, um presente para qualquer cantor, comenta a brasileira. “Só gênios como ele compõem hits que ficam gravados na mente e no coração de várias gerações em todo o mundo.” O pianista Ogair Júnior garante: “A assinatura dele é inconfundível”.
CONSENSO
O roteiro do show traz clássicos imortalizados nas vozes de Nina Simone, Barbra Streisand, Dionne Warwick e Aretha Franklin. Jane cita o exemplo de Close to you. A escolha das músicas coube a Fernando Cardoso, diretor e idealizador do projeto, a Ogair e a ela. “Entramos num consenso, pois é muito difícil selecionar apenas 15 ou 16 canções. São todas belíssimas, mas acho que nosso repertório representa muito bem a obra de Bacharach.”
O roteiro do show traz clássicos imortalizados nas vozes de Nina Simone, Barbra Streisand, Dionne Warwick e Aretha Franklin. Jane cita o exemplo de Close to you. A escolha das músicas coube a Fernando Cardoso, diretor e idealizador do projeto, a Ogair e a ela.
A ideia do show partiu de Fernando e Ogair, que convidaram Jane para participar do tributo. “Fomos escolhendo as músicas, indicando as mais legais, pois fazem parte da nossa vida, pelo menos da minha. Os temas de Bacharach com o grande letrista Hal David, então... Adoro fazer esse show, só piano e voz, supertranquilo. Mas gente colocou uma pitada de brasilidade”, avisa a cantora.
Jane diz que se apresentar em Belo Horizonte é como estar na sala de estar de sua casa. “Revejo grandes amigos, como Mara do Nascimento, Bob Tostes e Flávio Venturini, entre tantos outros. Sempre fui muito bem recebida pelos mineiros.”
Atualmente, a cantora se divide entre vários projetos. Ela acaba de ser convidada para uma temporada em Moscou, na Rússia. “Já me apresentei lá e estou ansiosa para voltar”, revela. Além da homenagem a Bacharach, Jane faz show dedicado às canções de Heitor Villa-Lobos. “É um erudito pop, costumo dizer. Também continuo me apresentando com o Bacamarte, grupo de rock progressivo brasileiro. Não paro nunca”, orgulha-se.
TRAJETÓRIA
Jane Duboc, de 68 anos, iniciou sua carreira cantando blues e rock em bares nos Estados Unidos. De volta ao Brasil, tornou-se uma das profissionais mais requisitadas para gravar coros e jingles. Na década de 1980, fez sucesso comas canções Chama da paixão, Sonhos e Besame, essa última parceria dos mineiros Murilo Antunes e Flávio Venturini. A paraense, que lançou 20 discos, foi considerada uma das 100 melhores vozes da música brasileira pela revista Rolling Stone.
AMOR! É DO QUE O MUNDO MAIS PRECISA
Com Jane Duboc e Ogair Júnior. Neste sábado (24), às 21h. Centro Cultural Minas Tênis Clube, Rua da Bahia, 2.244, Lourdes, (31) 3516-1360. Ingressos: R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia-entrada). Sócios do Minas Tênis Clube têm desconto de 15%.
.