Unir a melodia com a poesia é o que prometem os violeiros Pereira da Viola e Wilson Dias, que se apresentam nesta quarta-feira (21), no Grande Teatro do Sesc Palladium. O show marca o relançamento do álbum Pote – A melodia no chão, de 2010, criado por Viola e Dias em parceria com o poeta e jornalista João Evangelista Rodrigues e que chega agora à sua terceira tiragem.
Leia Mais
Baterista do Foo Fighters diz que banda deve lançar novo álbum no ano que vemMarília Mendonça publica primeira música dedicada ao filho LéoDJ mineira Pat Manoese abre show do Racionais em Belo HorizonteAdriana Calcanhotto promete 'pororoca' no palco do Palácio das ArtesPesquisador escreve biografia de 700 páginas de Jacob do BandolimDias lembra que o disco é uma homenagem à palavra poética pela valorização da letra no processo de composição musical. “É também um reconhecimento do trabalho de criação do poeta João Evangelista, que, além da música, se serve de várias linguagens e campos de conhecimento para expressão, como filosofia, jornalismo, literatura e fotografia. Foi a intenção de destacar o papel da letra na construção da canção que orientou todas as etapas de produção do CD, desde a composição, passando pelos arranjos, processo de gravação, interpretação, mixagem e concepção gráfica do encarte”, diz o violeiro.
Pereira afirma que esse reencontro é muito importante para os dois. “É um disco que estamos relançando, depois de 10 anos, porém, de lá para cá já fizemos vários outros trabalhos juntos. Então é sempre muito bom estar junto ao meu compadre Wilson Dias, violeiro que despontou em Minas, com uma força muito grande. Ele sempre fala que fui eu quem o influenciou a tocar viola. O que aconteceu é que ele ficou surpreso quando me viu tocando pela primeira vez e se interessou pela viola. É que, naquele momento, ele ainda não entendia que a viola pudesse fazer vários estilos de música e imprimir uma certa pressão que pudesse convencer as pessoas de que é um instrumento como qualquer outro.”
REPERTÓRIO
Em princípio, o repertório do show será exclusivamente com músicas do CD, que serão tocadas na mesma ordem em que aparecem no disco. “Mas pode ter surpresas também”, avisa o violeiro. “Pelo fato de estarmos juntos no palco, tudo pode acontecer.” Por enquanto os dois não estão programando gravar algo juntos. “Acaba que Dias faz discos e shows, nos quais participo. Por outro lado, o mesmo acontece com ele, que também participa de meus discos e shows.”
Pereira conta que está começando a programar seu novo disco. “Continuo com o lançamento do meu disco mais recente, Outros caminhos. Particularmente, tenho aquela tranquilidade para fazer meus discos. Depois de um certo tempo de show, resolvo gravar. Mas confesso que já estou começando a pensar no próximo álbum.”
Segundo Dias, o relançamento de Pote se deu a pedido do público, o que dá muito orgulho para os dois artistas. “Embora esteja nas plataformas digitais, muitas pessoas preferem ouvir as músicas no CD físico. Por isso resolvemos relançá-lo, pois é um disco muito importante para nós. Em primeiro lugar, associamos a nossa forma de compor, porque a viola que a gente toca é mais atualizada, deixando de ser aquela chamada de caipira. Essa dialoga com a música brasileira, a chamada MPB.”
E Dias garante que a viola encontrou a palavra do poeta João Evangelista, ele que já tem uma história na literatura. “Para nós, foi muito importante esse encontro. Desde o lançamento do CD, vimos fazendo muitas coisas juntos. Já fizemos muitos shows e lançamos muitos discos solo, porém, a nossa parceria continua nos nossos discos individuais. Para mim foi maravilhoso ter conhecido Pereira, pois ele foi um dos caras que me levaram a tocar viola. Quando o vi pela primeira vez tocando, fiquei assustado com todo o seu potencial.”
Pereira da Viola e Wilson Dias
Show de relançamento do CD Pote – A melodia do chão. Quarta-feira (21), às 20h, no Grande Teatro do Sesc Palladium – Rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro, 3270-8100. Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada).
.