Na etapa seletiva realizada em Coqueiral, na última sexta (9) e sábado (10), o Festival Nacional da Canção (Fenac) selecionou as composições Cacau Morena (Natália Freitas; Barbacena); Espada ligeira (Banda Caldêra; Belo Horizonte), Incelência ao Sertão (Ronaldo Tobias; Montes Claros) e Pequeno grão de areia (Sanrah; Brumadinho). Essa última é de autoria de Sanrah e Marcos Aranha do Brasil e homenageia Denilson Silva, uma das vítimas da tragédia do rompimento da barragem em Brumadinho.
A escolha da música foi acompanhada por sua filha, Mariana Nascimento, de 13 anos, que participou da apresentação e deixou o palco emocionada. O encerramento da etapa de Coqueiral teve show do músico Zé Geraldo. O 49º Fenac terá ainda seletivas em Barroso, Três Pontas e Nepomuceno, antes da semifinal e da final, previstas para Boa Esperança, em setembro.
Este ano, o maior festival de música do Brasil recebeu cerca de 2 mil músicas inscritas, com ritmos e sotaques de vários cantos do país. Cento e vinte canções foram selecionadas para as etapas classificatórias. O 49º Fenac distribui R$ 230 mil em prêmios e o cobiçado troféu Lamartine Babo.
Leia Mais
Tradutores de Libras dão um show à parte nos palcos de Belo HorizonteJoão Gordo volta para a UTI e banda Ratos do Porão cancela shows de 2019Lady Gaga é acusada de plágio em 'Shallow'Amigos da Filarmônica de Minas contam como é ser 'íntimo' da orquestra Em ascensão no Brasil, músico César Lacerda testa público europeuSul-coreanos do BTS anunciam pausa na carreira para recarregar energias
Na próxima semana, nos dias 16 e 17 de agosto, o Fenac desembarca na cidade de Barroso. Em Três Pontas, o festival acontece nos dias 23 e 24 de agosto; e em Nepomuceno, 30 e 31 de agosto, com os shows de Don e Juan e Renato Teixeira e Banda. Boa Esperança recebe o 49º Fenac nos dias 5, 6 e 7 de setembro. Serão realizadas na cidade as semifinais e a grande final.
No sábado (7/9), o show de encerramento será com Guilherme Arantes. O Festival Nacional da Canção nasceu em 1971, no auge dos festivais no Brasil, e desde então acontece ininterruptamente, levando boa música, além de muita diversão para as cidades mineiras.