Sempre muito discreto em toda a sua vida, João Gilberto se viu nos últimos anos envolvido em uma disputa familiar envolvendo o produtor musical João Marcelo Gilberto, seu filho com a também cantora Astrud Gilberto, e a meia-irmã, Bebel Gilberto, da união com Miúcha. João também deixou a filha Luísa, com a ex-mulher Cláudia Faissol.
saiba mais
Cinco discos indispensáveis para conhecer a carreira de João Gilberto
Artistas lamentam morte de João Gilberto; veja repercussões
Morre, aos 88 anos, o cantor e compositor João Gilberto
Corpo de João Gilberto é velado no Theatro Municipal do Rio
Artistas mineiros relembram histórias com João Gilberto, como o caso da bomba d'água; confira
“Os abutres já desceram para o apartamento do meu pai. Não haverá shows, nem caixão aberto (conforme o pedido dele) e peço a esses idiotas que me atacando, Maria, e minha família para que imediatamente se f****, e mostrem um pouco de respeito”, postou na noite deste sábado João Marcelo no Facebook. "Gostaria de agradecer a Maria do Céu por estar a seu lado no final. Ela foi sua verdadeira amiga e companheira", escreveu, em referência à moçambicana Maria do Céu Harris, com quem o músico morava.
O produtor musical acusa Bebel de ter interditado o pai sem seu consentimento. Em 2017, Bebel começou a mover um processo de interdição do pai. O motivo era sua idade avançada e sua situação financeira, precária – ele chegou a ser despejado do apartamento em que vivia no Leblon, zona sul do Rio. Ela também havia pedido proteção judicial contra o meio-irmão, que a acusava de estar roubando o dinheiro do pai. Com a interdição, a tutela de decisões sobre o compositor passou a pertencer à cantora.
No mês passado, Cláudia Faissol, mãe da caçula, afirmou em entrevista à Folha de S.Paulo que estava havia cerca de um ano sem poder ver o músico, e que se as brigas entre os dois filhos mais velhos continuassem, ele morreria de tristeza.