Vai até 19 de julho o período de inscrições para o edital Natura Musical para o ano de 2020. O programa vai destinar R$ 5,4 milhões para novos projetos – R$ 1 milhão será o aporte destinado a Minas Gerais via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
A novidade do edital é o formato dos projetos. Para além dos tradicionais álbuns, turnês, clipes e shows que o programa já patrocina há 14 anos, também poderão ser agraciados projetos de pesquisa, séries de vídeo ou podcast, documentários, mostras, residências artísticas, intercâmbios, oficinas e conferências.
“No ano passado, criamos uma categoria com foco em novos formatos de produção. São projetos de economia mais compartilhada, que fazem com que a música circule mais. Expandimos neste ano o formato dentro da mesma categoria, voltando para a produção de conteúdo”, afirma Fernanda Paiva, gerente de marketing institucional da Natura.
O anúncio dos selecionados será feito até dezembro de 2019. O edital Natura Musical nasceu em Minas, em 2005. Desde então, a empresa patrocinou, por meio da lei estadual, nomes como Iconili, Fernanda Takai, Elisa de Sena e Beto Guedes. Nesses 14 anos, 122 projetos mineiros foram realizados com recursos do edital.
“Quando o Natura Musical surgiu, havia um gap para o financiamento de novos álbuns, já que as gravadoras não estavam mais investindo. Ao chegar aos 10 anos de edital, fizemos uma investigação que entendeu que o Natura Musical tinha a oportunidade de contribuir para além da produção de discos. Vimos que o artista recebia o recurso, produzia o álbum, mas que ele não tinha a outra ponta da cadeia, que é chegar a festivais ou ter ferramentas de comunicação. Dessa maneira, percebemos que tínhamos que apoiar a formação da estrutura”, diz Fernanda Paiva.
Desde 2005, o programa já apoiou 418 projetos de 20 estados brasileiros. Em média, são lançados 20 discos a cada ano. Até 2014, a empresa patrocinou em Belo Horizonte o festival Natura Musical. Único no Brasil, promoveu shows antológicos (Paulinho da Viola, Caetano Veloso, Marisa Monte, Ney Matogrosso, Lenine, todos com entrada franca e em praças da cidade). “Suspendemos o evento em BH não sabemos por quanto tempo”, assinala a gerente de marketing.
A partir de 2015, a empresa passou a investir os recursos em eventos em todo o país. “O festival de Belo Horizonte era único. Hoje patrocinamos festivais em 10 estados”, observa ela. Em Minas, a Natura patrocina o Timbre Cultural, em Uberlândia.
NATURA MUSICAL
As inscrições devem ser feitas até as 17h do próximo dia 19 pelo site natura.com.br/naturamusical
Mais informações: (11) 5056-9816 e editalnaturamusical@natura.net.
saiba mais
Luan Santana faz show com entrada gratuita na Praça da Estação, em BH
Jogo entre Brasil e Argentina no Mineirão terá aquecimento com a banda Baianeiros
Grupo de produtoras trabalham afeto e sensibilidade no meio musical
Ex-Barão Vermelho, Rodrigo Santos lança Desacelerando
Três eventos com entrada gratuita neste fim de semana em BH e região
“No ano passado, criamos uma categoria com foco em novos formatos de produção. São projetos de economia mais compartilhada, que fazem com que a música circule mais. Expandimos neste ano o formato dentro da mesma categoria, voltando para a produção de conteúdo”, afirma Fernanda Paiva, gerente de marketing institucional da Natura.
O anúncio dos selecionados será feito até dezembro de 2019. O edital Natura Musical nasceu em Minas, em 2005. Desde então, a empresa patrocinou, por meio da lei estadual, nomes como Iconili, Fernanda Takai, Elisa de Sena e Beto Guedes. Nesses 14 anos, 122 projetos mineiros foram realizados com recursos do edital.
“Quando o Natura Musical surgiu, havia um gap para o financiamento de novos álbuns, já que as gravadoras não estavam mais investindo. Ao chegar aos 10 anos de edital, fizemos uma investigação que entendeu que o Natura Musical tinha a oportunidade de contribuir para além da produção de discos. Vimos que o artista recebia o recurso, produzia o álbum, mas que ele não tinha a outra ponta da cadeia, que é chegar a festivais ou ter ferramentas de comunicação. Dessa maneira, percebemos que tínhamos que apoiar a formação da estrutura”, diz Fernanda Paiva.
Desde 2005, o programa já apoiou 418 projetos de 20 estados brasileiros. Em média, são lançados 20 discos a cada ano. Até 2014, a empresa patrocinou em Belo Horizonte o festival Natura Musical. Único no Brasil, promoveu shows antológicos (Paulinho da Viola, Caetano Veloso, Marisa Monte, Ney Matogrosso, Lenine, todos com entrada franca e em praças da cidade). “Suspendemos o evento em BH não sabemos por quanto tempo”, assinala a gerente de marketing.
A partir de 2015, a empresa passou a investir os recursos em eventos em todo o país. “O festival de Belo Horizonte era único. Hoje patrocinamos festivais em 10 estados”, observa ela. Em Minas, a Natura patrocina o Timbre Cultural, em Uberlândia.
NATURA MUSICAL
As inscrições devem ser feitas até as 17h do próximo dia 19 pelo site natura.com.br/naturamusical
Mais informações: (11) 5056-9816 e editalnaturamusical@natura.net.