Inspirado no musical Missa dos quilombos, do qual fez parte por mais de 10 anos, o cantor, compositor e violonista mineiro Ladston do Nascimento teve a ideia de compor a Missa dos contos de Deus. Com direção do músico Geraldo Vianna, o espetáculo será apresentado nesta terça-feira (11), às 20h, no Teatro de Câmara do Cine Theatro Brasil Vallourec. Para colocar o projeto em prática, Ladston convidou o poeta e músico Antônio Martins.
Leia Mais
Valter Hugo Mãe é homenageado no FliaraxáYara Tupynambá ganha mostra comemorativa em BHCantor faz show só para os pais e algo incrível acontece!A história não contada sobre 'Evidências'; ouça em outras línguas o hit que completa 30 anos'Sangue do patriarcado' vira drinque em bar criado por mulheres em BHFilho de cantor morre aos três anos vítima de afogamentoChico Lobo faz show em Belo Horizonte para lançar o disco SagraçãoNey Matogrosso sobre show: 'Não discuto nada e tem sido um sucesso louco'Letícia Sabatella assume namoro com Daniel Dantas e faz declaraçãoO músico confessa que sempre foi fã da Missa campal, apresentada pelo Quinteto Violado, e da Missa breve, de Edu Lobo. “Na verdade, elas me inspiraram muito”. Ladston garante que foi muito bom participar da Missa dos quilombos.
Já Martins conta que a Missa dos contos de Deus é uma ideia que nasceu do próprio parceiro, quando Ladston ainda estava encenando a Missa dos quilombos, em 2004/2005. “Trata-se de uma missa cantada, com músicas dele e minhas também. Os textos e roteiros são meus”.
O poeta lembra que tudo começou a partir de uma troca de conversas entre os dois.“Fomos rememorando passagens do que já havíamos feito e, dessa maneira, a coisa foi tomando um rumo maior, com Ladston compondo canções num ritmo fora do nosso normal e me exigindo a criação das letras. Foi então que percebi que teríamos que ter um enredo como se uma liturgia fosse.
Ele garante que foi assim que a Missa dos contos de Deus começou a tomar corpo e alma com as canções e os textos. “Desde essa época, alimentamos o sonho de levar o trabalho para o palco, ainda que para uma apresentação simples, mas que trouxesse a sonoridade da grande mistura musical brasileira que nos identifica no mundo, contando com a participação de músicos comprometidos, com o que queríamos musicalmente e ainda queremos, como uma futura gravação em CD, com arranjos de Edu Lobo e Cristóvão Bastos”, espera Martins.
VERSÕES
O poeta ressalta que já tem duas versões da Missa dos contos de Deus, sendo uma pré-gravação que fez com o próprio Ladston e uma outra com a participação de Robertinho Silva na percussão. Além de Ladston (voz e violão) e Martins (voz), o musical conta ainda com a presença dos músicos Ênio Flávio, Paulo Loureiro e Fernando Muzzi nos vocais; Márcio Batista na percussão; Renato Saldanha no violão; e Sérgio Rabello no baixo e cello. (AGP)
MISSA DOS CONTOS DE DEUS
Nesta terça-feira (11), às 20h, no Teatro de Câmara do Cine Theatro Brasil Vallourec (Avenida Amazonas, 315, Centro). Ingressos: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia-entrada ou com a apresentação do flyer). Informações: (31) 3201-5211.