Unir o erudito ao popular inspirou Flávio Renegado a criar o álbum Suíte Masai, gravado ao vivo na comunidade do Alto Vera Cruz, que contou com a participação da Orquestra Ouro Preto (OOP), sob regência de Rodrigo Toffolo. Com arranjos do maestro Marcelo Ramos, o CD reúne 15 faixas, sendo 12 composições do próprio Renegado, que também assina a produção musical. Há três regravações: Para Lennon e Mc Cartney, Maracatu, nação do amor e Românticos. O show de lançamento em BH será em 26 de junho, no Sesc Palladium.
Leia Mais
Flávio Renegado canta repertório dedicado a Jorge Ben JorCantora baiana cancela participação em show de Flávio Renegado por conta do clipe 'Luxo só' Clipe 'Luxo só' de Flávio Renegado provoca polêmica por cenas de sexo e submissãoRenegado acredita que o disco proporciona a conexão sugerida, ao juntar música negra e europeia, sonoridades africanas, brasileiras e caribenhas. “Uma jornada musical que parte da periferia da capital mineira, desbrava as ancestralidades do Quênia e regressa com uma orquestração”, ilustra. A gravação reuniu 35 músicos, entre componentes da banda do rapper e membros da OOP em show em agosto do ano passado, na comunidade em que Renegado nasceu e onde hoje mantém seu projeto social, Arebeldia.
O músico ressalta que a troca das batidas eletrônicas por uma orquestra foi um caminho natural. “Vejo a conexão com a música erudita como ponto alto. Especialmente com uma orquestra como a OOP.
Diálogo
Ele observa que é um rapper ‘irreverente’, disposto a promover misturas. “Sempre tive essa ideia de aproximar o rap da música brasileira. A música é um lugar de libertação, de diálogo. A ideia de fazer este disco veio desde os CDs De Oiapoque a New York (2008), Minha tribo é o mundo (2012) e Suave ao vivo (2013). Minha intenção já era trazer o público para dançar”.
Para o artista, seu terceiro álbum de estúdio, Outono selvagem, já dialoga mais com o rock. “Em 2017, fiz um show na Sala Minas Gerais e pensei: ‘este terá de ser com uma orquestra’. Já estava pensando nessa ideia.
Então, mergulhou na cultura dos Masai. “A partir daí, procurei o Ramos, professor de música da UFMG, e acertamos fazer o show que aconteceu na Sala Minas Gerais. Posteriormente, procurei o Toffolo, lhe mostrei o material, já arranjado pelo Ramos e ele topou fazer o disco. Gravamos na minha comunidade, no Alto Vera Cruz, local onde nasci, fui criado e onde estão minhas raízes. Não poderia ser de outra forma”, defende, se referindo a uma das regiões mais carentes de BH, na Zona Leste.
Renegado levou sua banda e com a OOP fez um show que considera inesquecível. “Contamos com a participação de toda a comunidade. Cumprimos o papel da música, que é o de incluir as pessoas. É um disco gravado no calor da emoção, diante do carinho das pessoas.
Há ritmos como o samba, o reggae, o rock e a música regional, entre outros. Mudança de linha? Não. “Sou autodidata, mas hoje estudo música querendo entender mais de melodia, canto e harmonia. Não tenho a intenção de deixar o rap, mas, sim, de me tornar um rapper melhor. Sou cantor na essência”. O artista se vê mais maduro. “Sinto que botamos pra fora algo que estava para ser dito há bastante tempo. Clube da Esquina, Moacir Santos e Vander Lee fazem parte não só da minha formação musical e profissional, mas também afetiva e de identificação.”
MISSÃO CUMPRIDA
Para Toffolo, gravar com Renegado foi um imenso prazer.
REPERTÓRIO
1 – Abertura – Suíte Masai (Flávio Renegado)
2 – Conexão Alto Vera Cruz (Flávio Renegado/Gil Amâncio)
3 – Minha tribo é o mundo (Flávio Renegado)
4 – Maracatu, nação do amor (Moacir Santos)
5 – Do Oiapoque a Nova York (Flávio Renegado)
6 – A coisa é séria (Flávio Renegado)
7 – Black star (Flávio Renegado)
8 – Sei quem tá comigo (Flávio Renegado/Funk Buia)
9 – Tempo bom (Flávio Renegado)
10 – Românticos (Vander Lee)
11 – Rotina (Flávio Renegado/Gabriel Moura)
12 – Sobre peixe, flores e você (Flávio Renegado/Chico Amaral)
13 – Sai fora (Flávio Renegado)
14 – Vera (Flávio Renegado)
15 – Para Lennon e McCartney (Márcio Borges/Lô Borges/Fernando Brant)
SUÍTE MASAI
. Independente
. 15 faixas
. Preço sugerido: R$ 30
. Disponível nas plataformas digitais