Fundado por 10 jovens estudantes de São Paulo, em 1974, o Grupo Rumo volta aos palcos para lançar o álbum Universo (Selo Sesc), cujo repertório traz somente músicas autorais e inéditas. Expoente da vanguarda paulista e agora com nove integrantes, tem vários discos e prêmios. O repertório traz 14 faixas, com canções feitas por quase todos eles, inclusive Ná Ozzetti e Akira Ueno. Há também duas dos anos 1990.
O show de lançamento será em São Paulo, com cinco apresentações entre os dias 25 e 28. Vão ao palco Luiz Tatit (voz e violão), Ná Ozetti (percussão e voz), Hélio Ziskind (flauta, sax, violão, vocal e voz), Akira Ueno (baixo e percussão), Paulo Tatit (guitarra, violão, baixo e voz), Pedro Mourão (violão e voz), Gal Oppido (bateria), Zecarlos Ribeiro (voz, vocal, violão e percussão) e Geraldo Leite (voz). O CD já está disponível nas principais plataformas digitais.
Nascido em São Paulo e vivendo em Minas Gerais dos 3 aos 17 anos, Zecarlos Ribeiro conta que eles resolveram se juntar de novo a partir de um convite do produtor Márcio Arantes a Ná Ozetti. “Ele perguntou se toparíamos participar de um novo projeto, que era gravar um CD com músicas inéditas.
Com pais mineiros, Zecarlos viveu em Conceição do Rio Verde, localizada no Circuito das Águas. “Foi lá que me aproximei realmente da música. Cheguei a formar um conjunto e tocar nos bailes da região.
AUTODIDATA
Ele se declara autodidata (“meus companheiros são mais estudados musicalmente”). Conta que estava em elaboração de disco solo e adiou para se dedicar mais ao Universo.
Luiz Tatit é eleito por ele como ídolo, músico e compositor genial. E confessa que, ao compor, gosta sempre de saber a opinião dele. “Aliás, procuro saber a opinião de várias pessoas também, como minha empregada, o porteiro do prédio. Sempre pergunto o que acham. Quero que a música seja popular, mas que tenha um requinte, que seja agradável, assim como as canções de Cartola e Jorge Benjor, de quem sou superfã. Acho isto um desafio”, revela Zecarlos.
Quanto a uma turnê de lançamento de Universo pelo país, Zecarlos acha difícil reunir os integrantes, tão ocupados com suas carreiras individuais. Mas antecipa que pode rolar em Curitiba e no Rio de Janeiro, onde afirma haver mais fãs de O Rumo que em São Paulo.
Universo
Grupo Rumo
Selo Sesc (14 faixas)
R$ 20
REPERTÓRIO
Toque o tambor
(Luiz Tatit)
Universo
(Paulo Tatit/Luiz Tatit)
Quando abri
(Zecarlos Ribeiro)
Dengo
(Ná Ozzetti/Luiz Tatit)
Paulista
(Akira Ueno/Pedro Mourão)
Estrela solitária
(Zecarlos Ribeiro)
Não se esqueça
(Zecarlos Ribeiro)
História da história
(Pedro Mourão/André Mourão)
Senha
(Zecarlos Santos)
Cada dia
(Hélio Ziskind)
Livro aberto
(Ná Ozzetti/Luiz Tatit)
Único legado
(Pedro Mourão)
Estaca Paulo
(Paulo Tatit/Luiz Tatit)
Maldade do tempo
(Luiz Tatit).