

saiba mais
Racionais está de volta aos palcos para comemorar seus 30 anos de rap
Grupo 5 a Seco anuncia pausa após dez anos de carreira
Viola atravessa os séculos, continua moderna e alimenta antigas lendas
Zóio de lula, de Charlie Brown Jr., ganha nova versão em homenagem a Chorão
Mulheres conquistam o seu espaço na cena do rock autoral em BH
Anos depois desses ensaios com a acústica singular proporcionada pelas bandejas de ovos, a banda embarcou para a Alemanha para gravar um disco em estúdio no país europeu. “Foi um presente que a gravadora quis dar para nós”, diz João Gordo. Foram 25 dias morando em um apartamento ao lado do estúdio. Uma verdadeira imersão, que resultou em um álbum de sonoridade única, pioneiro no gênero crossover no Brasil, estilo que reúne elementos do punk-rock com o heavy metal.
Mirando o mercado externo, o grupo lançou duas versões, uma cantada em português e a outra em inglês. “Se hoje em dia eu sou tosco em inglês, imagina naquela época”, diverte-se João Gordo. Foi contratado um tradutor que auxiliava o vocalista na ingrata tarefa de verter as letras para o inglês e cantá-las nesse idioma.

CAPA
O disco teve acabamento esmerado, com capa desenhada pelo quadrinista Marcatti. No centro da ilustração, a perspectiva de um campo de futebol. Nele, um rapaz de roupas rasgadas e dentes estragados segura uma bola. Nos cantos do quadrado, toda sorte de misérias é representada. Violência policial, desigualdade social, favelas e corrupção. Florestas em chamas... “A principal motivação de continuarmos a tocar as músicas desse disco é a atualidade das letras”, afirma o letrista e vocalista. “Algumas músicas estão mais atuais agora.” Marcatti conta que, nessa época, desenhava e imprimia seus gibis em casa e conseguia vender parte deles na Galeria do Rock, no Centro de São Paulo. “Conheci todo o universo underground de bandas, como Olho Seco, muito antes de a galeria virar ‘o shopping do rock’. Certo dia, João Gordo veio me procurar, dizendo que queria fazer uma parceria comigo. Desenhar a capa, a contracapa e o encarte do álbum Brasil”, conta.
Sobre o processo de produção da capa do álbum, o quadrinista diz: “Trabalhávamos juntos no escritório da gravadora Eldorado. Passamos três ou quatro tardes inteiras fazendo esboços e nos divertindo muito. Ele trazia as ideias, e eu ia criando os desenhos. Sempre tive aversão a capas de discos com muitos elementos, sem um que se destacasse. Foi aí então que sugeri colocar o jogador de dentes podres bem no centro do quadro, com cores que remetiam à bandeira brasileira”.
Em consonância com a avaliação de João Gordo, Marcatti diz que “nada mudou em décadas” e, a respeito de Brasil, afirma: “Parafraseando Victor Hugo, ‘enquanto houver miséria, esse disco é imprescindível’”.