A turnê oficial começou há duas semanas em Juiz de Fora - cidade onde Milton está morando desde 2016 -, mas BH teve um gostinho de estreia. O roteiro não fugiu muito do que foi apresentado na cidade da Zona da Mata mineira. O cantor lembrou os parceiros de toda vida como Lô e Márcio Borges, Fernando Brant e Ronaldo Bastos.
O cenário trazia um lindíssimo painel de OSGEMEOS - os irmãos paulistas Gustavo e Otávio Pandolfo, - trazendo um menino branco e um menino negro com violões a tiracolo. O desenho apresentava ainda a icônica imagem das montanhas com o trenzinho criada por Milton para a capa do disco Geraes. Sem contar outros símbolos ligados ao cancioneiro do Clube, como o Sol, a igreja, uma nuvem e a Lua. O curioso é que Bituca usava um figurino - camiseta colorida e calça jeans - bem parecido com o do garoto do desenho que o representava.
Na primeira das três apresentações que o cantor e compositor fará na capital mineira - os próximos shows acontecem no sábado (30) e domingo (31) com ingressos esgotados -, o público se emocionou e cantou com ele quase todo o tempo. Milton Nascimento subiu ao palco ao som de Tudo o que você podia ser (Lô e Márcio Borges), faixa que abre o disco Clube da esquina 1. Aliás, das 25 canções do set list, 13 são desse álbum, como Nada será como antes, O trem azul e Paisagem da janela.
Ao contrário do show de Juiz de Fora, que contou com a participação de Samuel Rosa, a apresentação desta quinta não teve convidados especiais. A expectativa é de que Lô Borges - a quem Milton dedica a turnê - apareça no sábado no Palácio das Artes. Se não teve parceiros no palco, eles não faltaram na plateia como Tavinho Moura e Flávio Venturini que fizeram parte do álbum Clube da esquina 2. Do repertório desse disco entraram faixas como Maria Maria, Paixão e fé, Nascente e Mistérios.
Um dos destaquesda noite foi Zé Ibarra, vocalista da banda Dônica, que não só cantou ao lado de Bituca como teve seu momento solo em San Vicente e Estrelas. A turnê tem direção artística de Augusto Nascimento, filho e empresário de Milton, e direção musical de Wilson Lopes. Além de Wilson, a banda conta com Alexandre Ito (baixo), Widor Santiago (metais), Lincoln Cheib (bateria), Ademir Fox (piano) e o percussionista Ronaldo Silva (filho de Robertinho Silva, que trabalhou com Milton por quase 30 anos e gravou, entre outros, o Clube 1).
Confira o repertório do show
>> Tudo o que você podia ser
>> Nada será como antes
>> Clube da esquina 1
>> Cais
>> Nascente
>> Mistérios
>> Cravo e canela
>> Casamiento de negros
>> Um girassol da cor do seu cabelo
>> Dos cruces
>> Para Lennon e McCartney
>> San Vicente
>> Estrelas
>> Clube da esquina 2
>> Nuvem cigana
>> Lilia
>> Paixão e fé
>> Um gosto de sol
>> Paisagem da janela
>> Maria Maria
>> O que foi feito deverá
>> O trem azul
>> Francisco
>> Ponta de Areia
>> Paula e Bebeto
MILTON NASCIMENTO – TURNÊ CLUBE DA ESQUINA
Shows sábado (30), às 21h, e domingo (31), às 19h, no Palácio das Artes, Avenida Afonso Pena, 1.537, Centro, (31) 3236-7400. Ingressos esgotados.
.